10 destinos imperdíveis para sua viagem pela América do Sul!

10 destinos imperdíveis para sua viagem pela América do Sul!

COMPARTILHAR

Muitos viajantes, ao escolherem os destinos da sua próxima viagem, acabam indo para países mais distantes do Brasil, ou simplesmente desistem do sonho de viajar por receio de gastar muito. Fazer uma viagem pela América do Sul, além de compensar pelo custo financeiro, é capaz de revelar agradáveis surpresas, com paisagens de tirar o fôlego e uma cultura oriunda de povos de todas as partes do mundo. Sua diversidade vai de praias com azul cristalino até montanhas geladas, ideais para esquiar.

Reunimos 10 destinos imperdíveis que não podem ficar de fora das suas viagens pela América do Sul. Confira!

Torres del Paine, Chile

O Chile é o país ideal para se conhecer de ônibus, e Torres del Paine é um dos destinos que não podem ficar de fora do roteiro de quem planeja uma viagem pela América do Sul. Considerado um dos mais belos parques chilenos, o local reúne natureza selvagem, torres de granito que atraem alpinistas do mundo inteiro, cordilheiras das eras glaciais, geleiras e lagos em tons de um azul fascinante, como Sarmiento, del Toro, Pehoé e Grey.

Além disso, o parque também tem cascatas, como Salto Grande, e uma fauna repleta de espécies como raposas, veados e até pumas, os mais difíceis de serem vistos. É uma excelente opção para todos os perfis de visitantes, com espaços destinados para camping, além de confortáveis hotéis ao redor da área protegida do parque.

Laguna Colorada, Bolívia

Considerada um dos principais lagos salgados do mundo, a Laguna Colorada apresenta cores únicas em tons de vermelho, rosa e laranja, o que justifica o seu nome. Sua paisagem surrealista é formada por regiões montanhosas e desertos bolivianos que atraem visitantes do mundo inteiro. O local reserva ainda algumas surpresas, como os “passeios” de centenas de flamingos, também colorados, por conta da sua alimentação oriunda do lago.

Salar de Uyuni, Bolívia

No mesmo roteiro da Laguna Colorada é possível conhecer o Salar de Uyuni, a maior planície de sal do mundo, com cerca 10.580 km². A travessia pela região é um dos roteiros mais procurados por turistas, que podem se encantar com outras belas paisagens pelo caminho.

Durante o verão, o degelo e as chuvas formam uma lâmina que serve como uma espécie de espelho para o céu. A melhor forma de conhecer o lugar é contratar um tour com guias especializados. A viagem leva cerca de 4 dias, até a fronteira do Chile, e inclui paradas nas Lagunas Colorada e Verde, além de oferecer alimentação e hospedagem em estabelecimentos locais.

Macchu Picchu, Peru

Também conhecida como a “cidade perdida dos incas”, Machu Picchu é a atração mais procurada do Peru e uma das “7 maravilhas do mundo moderno”. Localizada em uma das montanhas da Cordilheira dos Andes, a 2.350 metros acima do nível do mar, é possível conhecer o local por meio de trekkings pela trilha inca, ou partindo de trem de cidades vizinhas como Águas Calientes e Cusco. O seu maior atrativo é a sua arquitetura, com construções de de rocha repletas de enigmas a respeito da sua criação.

Cartagena das Índias, Colômbia

Cartagena é a quinta maior cidade colombiana, mas uma das mais famosas do país, por ser uma porta de entrada para o Caribe, a poucos quilômetros de distância de paraísos como Islas del Rosário. Sua maior atração é um centro histórico repleto de muralhas, do século XVI, com o intuito de proteger a cidade de ataques inimigos. Suas construções ainda preservam a arquitetura da época com casarões históricos, ruas de pedra e casinhas coloridas que são uma marca da alegria e charme do povo colombiano.

Bariloche, Argentina

Para quem ama o frio, e acredita que uma viagem à América do Sul não inclui destinos típicos do inverno, San Carlos de Bariloche existe para provar exatamente o contrário. Com temperatura média de -12º C, a neve começa a se formar no mês de junho e não derrete até o início de outubro, transformando a paisagem em um espetáculo gelado — ideal para a prática de esportes de aventura, como o esqui, e passeios de teleférico a 2 mil metros de altura.

Ilha Galápagos, Equador

Oficialmente chamado de Arquipélago de Colón, Galápagos é formado por 13 ilhas de origem vulcânica, como Isabela, São Cristóvão e Santa Fé. Esse território apareceu no mapa pela primeira vez no século XVI, mas se tornou mais conhecido graças ao naturalista britânico Charles Darwin, que fez coletas de espécies de fauna e flora e observou a vida marinha, até formular a teoria descrita no livro “A Origem das Espécies”. Hoje, visitantes do mundo inteiro são atraídos por iguanas, tartarugas gigantescas, albatrozes e leões-marinhos.

Caracas, Venezuela

A imagem do ex-presidente Hugo Chávez e do revolucionário Simón Bolívar estão espalhadas por toda a capital venezuelana, famosa por reunir belos parques e o teleférico Warairarepano, em que é possível ter uma visão única das paisagens locais. Porém, sua principal marca são os museus e monumentos históricos que refletem os anos de lutas do país. Os viajantes também podem utilizar a cidade como base para ir até praias paradisíacas, voltadas para quem deseja se encantar pelo mar do Caribe, como o arquipélago de Los Roques (formado por 50 ilhas a 170 km da costa da Venezuela) e Isla Margarita.

Buenos Aires, Argentina

Os amantes da boa música e boa comida, assim como os entusiastas da vida noturna, devem incluir a capital da Argentina em sua lista de viagem pela América do Sul. O berço do tango reúne centenas de atividades culturais e históricas, com uma aura romântica que atrai principalmente os casais. Depois de São Paulo, tem a maior área metropolitana do continente, ideal para quem não deseja ficar longe da atmosfera urbana durante a sua viagem. Partindo de ônibus é possível ainda conhecer a cidade de Córdoba ou partir para as vinícolas de Mendoza.

Floresta Amazônica, Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador e Bolívia

A maior floresta latifoliada do mundo era um destino voltado apenas para aventureiros ou pesquisadores, e dificilmente explorada por brasileiros. Apesar de ainda reservar o espírito de descoberta e aventura em meio a uma natureza selvagem, hoje já é mais fácil e seguro conhecer as belezas da região.

Os visitantes já podem encontrar hospedagens com excelente infraestrutura e diferentes preços nos arredores da cidade de Manaus, ou optar por hotéis de selva no meio da natureza. Os passeios pelos rios e matas podem ser feitos por meio de cruzeiros ou excursões montadas por agências e pelos próprios hotéis — escolha ideal para viajantes que prezam pelo conforto.

E você, já conhece algum desses incríveis destinos da América do Sul? Não se esqueça de conferir 5 dicas para a sua próxima viagem pelo continente!