10 passeios gratuitos para fazer em São Paulo

10 passeios gratuitos para fazer em São Paulo

COMPARTILHAR
Mercado Municipal de São Paulo

Atualizado em janeiro de 2018

Já pensou em fazer passeios gratuitos em São Paulo? A cidade é super cosmopolita e o que não falta, de segunda a segunda, são atrações e programas. De quebra, como bom viajante, você certamente vai curtir descobrir que existem muitos passeios de graça – sim, de graça! – em todas as regiões de Sampa.

O Guichê Virtual listou 10 passeios gratuitos em São Paulo, que que certamente vão te apresentar a cidade de um jeito único. Confira:

Feira Kantuta

Quer ir além da fronteira brasileira sem sair de São Paulo? Então partiu Feira Kantuta! Todo domingo, das 11h às 19h, a feira reúne imigrantes bolivianos, que festejam o encontro com muita culinária típica, artesanato e música. Kantuta é realmente um pedacinho legítimo boliviano em São Paulo, e um dos passeios gratuitos da cidade que mais fogem dos roteiros tradicionais.
Onde: Rua Pedro Vicente, s/n – Canindé.

Passeios gratuitos em São Paulo: Memorial da Resistência

passeios gratuitos em São Paulo

Incrivelmente tocante! É assim que classificam muitos dos turistas que visitam este memorial. O Memorial da Resistência de São Paulo reúne informações sobre o obscuro período da ditadura militar. O prédio onde fica o memorial foi sede do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo, o Deops/SP, uma das polícias políticas mais truculentas do país. O visitante é conduzido por celas que foram ocupadas por prisioneiros políticos e exposições que contam histórias de alguns desaparecidos da época.
Onde: Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia, São Paulo.

Beco do Batman

passeios gratuitos em São Paulo

Basta caminhar pelas ruas de São Paulo para perceber que os traços coloridos e intensos dos grafites estão por toda a cidade. Entretanto, há um lugar que concentra o maior número de grafites por metro quadrado: o Beco do Batman. O lugar fica na Vila Madalena, charmoso e boêmio bairro de São Paulo, que rende belos cliques coloridos. Os grafites são renovados periodicamente, o que faz do beco uma galeria viva e um dos passeios gratuitos em São Paulo mais legais.
Onde: R. Gonçalo Afonso – Vila Madalena.

Feira de Artes da Praça Benedito Calixto

passeios gratuitos em São Paulo

Gosta de uma coisinha antiga, de garimpar e fazer compras exclusivas? Então programe-se para conhecer a Feira de Artes da Praça Bendito Calixto, que acontece todos os sábados, das 9h às 19h. Há de tudo: discos de vinil, louças antigas, artesanatos, antiguidades e mais uma vastidão de objetos diferentões. Não quer gastar? O passeio pela feira já vale, afinal há barraquinhas com ótimas comidas no local, além da boa música do projeto Chorinho na Praça, que acontece das 14h às18h30 no local, também aos sábados.
Onde: Praça Benedito Calixto, 158/162 – Pinheiros.

Avenida Paulista

passeios gratuitos em São Paulo

É um dos melhores passeios gratuitos em São Paulo e não poderia ficar de fora desta lista. Na avenida mais famosa da cidade existem inúmeros teatros, livrarias, museus, cinemas e parques. Entretanto, o grande destaque fica para os artistas de rua, que dão um show de humor, cantoria e contorcionismo nos finais de tarde. As barraquinhas de artesanato que estão de ponta a ponta na avenida também merecem sua atenção. Aos domingos, o trânsito da Paulista é fechado e, por isso, povoado por ciclistas, skatistas e todo tipo de gente que deseja estar ali apenas para curtir o dia.

Leia também:
Tour de graça: 6 cidades do Brasil para fazer passeios sem gastar
5 destinos baratos por menos de R$ 60

Biblioteca Mário de Andrade

passeios gratuitos em São Paulo

Só por ser a segunda maior biblioteca do Brasil já valeria o passeio. Entretanto, a Biblioteca Mário de Andrade impressiona por sua excelente programação cultural. Além de livros, o lugar tem atividades gratuitas para todos os gostos, promovendo periodicamente shows, encontros com autores, peças, debates e muito mais. Aos sábados, você também pode curtir uma tarde prazerosa ao som do projeto Chorinho no Terraço.
Onde: R. da Consolação, 94 – Consolação.

Praça do Pôr do Sol

Um lugar perfeito para fugir das grandes multidões da metrópole e curtir um belo pôr do sol. Da Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiros, mais conhecido apenas como Praça do Pôr do Sol, é possível ver São Paulo do alto. As pessoas costumam fazer piqueniques, enquanto esperam para ver o astro-rei se esconder entre os prédios da cidade. É um dos passeios gratuitos mais tranquilos para se fazer em São Paulo.

Aqui você confere outros lugares de São Paulo e do Brasil para ver paisagens do alto.

Onde: Rua Desembargador Ferreira França,– Alto de Pinheiros

Memorial da América Latina

passeios gratuitos em São Paulo

Está sempre no roteiro de quem procura por passeios gratuitos na “terra da garoa”. O memorial é uma construção de Oscar Niemeyer e impressiona por sua arquitetura, mas também pelas esculturas e exposições realizadas ali. Quando for viajar a São Paulo, fique de olho na programação do espaço, pois há sempre uma boa atração para aproveitar. Aos finais de semana, também acontece uma feira de culinária latino-americana.
Onde: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda.

Museu do Futebol

passeios gratuitos em São Paulo

Fica dentro do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, antigo Estádio Municipal do Pacaembu. O Museu do Futebol tem entrada gratuita aos sábados e, mesmo que você não seja fã de futebol, vale a pena uma visita. O espaço tem painéis e vídeos que contam a história do esporte no Brasil até os tempos mais recentes, o que acaba oferecendo também um pouco do panorama histórico da cidade. Para finalizar o passeio, ainda há uma visita à arquibancada do estádio, onde é possível sentir um pouco da emoção dos grandes clássicos que ali já aconteceram.
Onde: Praça Charles Miler, s/n – Pacaembu.

Mercado Municipal

Impossível deixar o famoso Mercadão, como é mais conhecido pelos paulistas, do roteiro de passeios gratuitos para fazer em São Paulo. O lugar atrai gente de todo mundo por sua variedade de sabores: é possível encontrar temperos exóticos, frutas frescas e, claro, o famoso sanduíche de mortadela, que fica na área superior do mercadão. A arquitetura do prédio, que conta com vitral colorido e incrivelmente bonito, já vale o passeio!
Onde: Rua Cantareira, 306 – Centro.

Comprar passagem de ônibus