4 vantagens de viajar sozinho

4 vantagens de viajar sozinho

COMPARTILHAR

Quase sempre, quando pensamos em viajar já nos imaginamos na companhia de amigos ou familiares, certo? Normalmente é isso mesmo que acontece. A gente se organiza e se planeja para viajar com pessoas queridas e desfrutar de momentos felizes junto de quem a gente gosta.

Presos neste conceito de que viagens têm que ser assim, acabamos desperdiçando uma boa oportunidade: a de viajar sozinho. Essa experiência, no começo, pode ser até um pouco assustadora, mas acredite: você vai amar. E, no final das contas, a última coisa que você estará é sozinho.

Confira a seguir alguns bons motivos para fazer uma viagem apenas na companhia de si mesmo!

Flexibilidade de roteiros

Quando se viaja sozinho, você tem a liberdade de mudar os planos quando e como quiser. Claro que é importante se planejar com antecedência, mas você não fica preso àquilo. Se gostou muito de uma cidade e quer passar um dia a mais lá, apenas passe. Se não quer mais fazer aquele programa cultural que havia planejado para ir ao cinema, apenas vá. E se tiver cansado demais para explorar a vida noturna da cidade naquele dia, apenas durma. Você está livre para fazer suas próprias escolhas.

Possibilidade de conhecer gente nova

Ao planejar uma viagem com outra(s) pessoa(s), você acaba, de certa forma, se fechando para novos programas e novas amizades. Claro que isso não é uma regra, mas é natural que aconteça. Portanto, uma das grandes vantagens de viajar sozinho é a possibilidade de conhecer gente nova a todo instante. Por estarmos só, ficamos mais propensos a conversar com outras pessoas e nos socializarmos mais.  Essa relação é ainda mais intensa e mais facilitada se optar por se hospedar em um hostel ou albergue – lá você encontrará diversas pessoas na mesma situação que você: viajando sozinhas e dispostas a fazer novas amizades.

Praticar o autoconhecimento

Fazer uma viagem apenas consigo mesmo possibilitará que você tenha muitos momentos a sós consigo mesmo. Muitas vezes, na correria do dia a dia, passamos o tempo todo rodeados de pessoas e acabamos não tendo aquele momento de reflexão interna e até mesmo de autoconhecimento. A experiência de viajar sozinho te possibilitará essa oportunidade, fazendo com que obrigatoriamente você passe mais tempo apenas na sua companhia, podendo aproveitar para refletir sobre questões da sua vida que as vezes evita pensar por falta de tempo, oportunidade ou vontade. E acredite: isso te proporcionará um grande crescimento pessoal.

Conhecer novas culturas

Quando você viaja sozinho, mil possibilidades novas se abrem. Juntamente com a possibilidade de fazer novas amizades, vem a oportunidade de conhecer novas culturas. Por exemplo: se você decidiu viajar para uma grande capital brasileira, como São Paulo ou Rio de Janeiro, e optou por ficar hospedado em um hostel ou albergue, certamente encontrará muitos gringos circulando pelas dependências do local. Aproveite a oportunidade para trocar experiências, conhecer um pouco da sua cultura e até mesmo praticar outros idiomas! E não pense que essa troca só ocorre com estrangeiros – pessoas de outras regiões do país também têm muita carga cultural a oferecer, assim como você também tem a oferecer para elas.

E então, convencido das vantagens de viajar sozinho? Planeje-se, faça um esboço de roteiro e pé na estrada! Não deixe de voltar aqui depois para nos contar dessa experiência que certamente será única e inesquecível! Boa viagem.