Aniversário de Olinda e de Recife.

Aniversário de Olinda e de Recife.

COMPARTILHAR

Dia 12 de março, é aniversário de Olinda e de Recife. Olinda é a irmã mais velha, completando 478 anos; Recife é 2 anos mais nova, com 476 anos. Elas surgiram lado a lado e são mais do que vizinhas, são irmãs, que cresceram e se desenvolveram juntas.

O Recife, no litoral é cercado de rios, nos seus primórdios era apenas o porto da antiga vila. Mas a cidade cresceu e virou a capital. Foi considerada uma das 65 cidades com economia mais desenvolvida dos mercados emergentes no mundo. Apenas cinco cidades brasileiras entraram na lista, tendo Recife recebido a quarta posição, após São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e à frente de Curitiba.

Olinda é uma das mais bem preservadas cidades coloniais do Brasil. Foi a segunda cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 1982, após Ouro Preto.

Um mito popular diz que o nome “Olinda” teria a sua origem numa suposta exclamação do fidalgo português Duarte Coelho, primeiro donatário da Capitania de Pernambuco – “Oh, linda situação para se construir uma vila!”.

As duas cidades compartilham o passado, a história e a imensa responsabilidade de cuidar de uma herança de valor incalculável que se transformou em um patrimônio de toda a humanidade.

Para quem ficar em uma das duas cidades durante o feriadão, que cai na terça-feira, haverá inúmeros shows e eventos. Mas quem quiser aproveitar o feriadão de forma um pouco diferente, é possível viajar para outras cidades do Nordeste, conhecer outras praias, ou as belezas do interior.

Seguem duas dicas de viagem:

Recife – Fortaleza                   Recife – Mossoró

Comprar passagem de ônibus