Crianças podem viajar sozinhas de ônibus?

Crianças podem viajar sozinhas de ônibus?

COMPARTILHAR
Crianças podem viajar sozinhas, Guichê Virtual

Para esclarecer as dúvidas se crianças podem viajar sozinhas de ônibus, listamos os cuidados, procedimentos e, claro, documentos necessários para viagens com crianças e adolescentes.  

Confira as leis e regras de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e viaje tranquilo!

Criança ou adolescente?

Antes de planejar a viagem é necessário distinguir crianças e adolescentes para entender quais os documentos são necessários.

Crianças são aquelas que têm até 11 anos de idade e adolescentes são aqueles que estão na faixa etária de 12 a 18 anos (incompletos).

Quem pode embarcar?

  • Crianças

Crianças de até 11 anos precisam de autorização para viajar sozinhas. Essa autorização pode ser feita no Juizado da Infância e Juventude ou em cartório e precisa ser autenticada.  

Se a criança for viajar com pessoas sem grau de parentesco também devem apresentar uma autorização de viagem por escrito, emitida pelos pais ou responsável.

  • Adolescente

A partir dos 12 anos, o adolescente já pode viajar sozinho por todo território nacional, portando apenas algum documento de identificação com foto, sem precisar de autorização!

Vale lembrar que crianças e menores de idade são de inteira responsabilidade dos pais ou responsáveis, por isso é sempre bom orientá-los antes da viagem.

Confira também:
Dicas para viajar com crianças de cada idade
11 melhores cidades brasileiras para viajar com crianças
Documentos para viajar com crianças

Crianças podem viajar de ônibus gratuitamente?

De acordo com a ANTT, crianças de até cinco anos podem viajar de graça, desde que viajem no colo. E, claro, também deve ser observado as disposições legais e regulamentares em relação a transportes de menores.

Quando não estiverem acompanhadas, as crianças que podem viajar sozinhas pagam passagem com o valor integral.

Atenção!

Acompanhados ou não por adultos, crianças e adolescentes devem apresentar identidade com foto ou certidão de nascimento para que a viagem de ônibus seja autorizada.

Você também deve ficar atento porque existem algumas restrições territoriais de acordo com cada estado.

Dicas para a hora do embarque

  • Não esqueça os documentos.
  • Caso a viagem seja de longa duração, prepare um bom lanche para que a criançada não precise descer do ônibus nos pontos de parada.
  • Roupas confortáveis são sempre uma boa pedida.
  • Não deixe de colocar na mochila fones de ouvidos ou alguns livros para distrair as crianças, durante a viagem.
  • Carregue o celular para emergências!

Agora que você já sabe se crianças podem viajar sozinhas, basta fazer as malas, separar os documentos e curtir o próximo destino.

Comprar passagem de ônibus

***

Quer contar sua experiência em nosso blog? Nos envie a sua história para [email protected] e compartilhe com o Brasil sua viagem!