Crianças podem viajar sozinhas de ônibus?

Crianças podem viajar sozinhas de ônibus?

COMPARTILHAR

*Atualizado em agosto de 2017

Para esclarecer as dúvidas se crianças podem viajar sozinhas de ônibus, listamos os cuidados, procedimentos e, claro, documentos necessários para viagens com crianças e adolescentes.  

Confira as leis e regras de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e viaje tranquilo!

Criança ou adolescente?

Antes de planejar a viagem é necessário distinguir crianças e adolescentes para entender quais os documentos são necessários.

Crianças são aquelas que têm até 11 anos de idade e adolescentes são aqueles que estão na faixa etária de 12 a 18 anos (incompletos).

Quem pode embarcar?

  • Crianças

Crianças de até 11 anos, precisam de autorização para viajar sozinhas. Geralmente o pai ou a mãe (ou o responsável legal) faz a autorização no Juizado da Infância e Juventude, na própria rodoviária da cidade ou em cartório.

Se a criança for viajar com pessoas sem grau de parentesco também devem apresentar uma autorização de viagem por escrito, emitida pelos pais.

  • Adolescente

A partir dos 12 anos, o adolescente já pode viajar sozinho por todo território nacional, portando apenas algum documento de identificação com foto, sem precisar de autorização!

Vale lembrar que crianças e menores de idade são de inteira responsabilidade dos pais ou responsáveis, por isso é sempre bom orientá-los antes da viagem.

Confira também:
Dicas para viajar com crianças de cada idade
11 melhores cidades brasileiras para viajar com crianças
Documentos para viajar com crianças

Crianças podem viajar de ônibus gratuitamente?

De acordo com a ANTT, crianças de até seis anos incompletos podem viajar de graça, desde que não ocupe poltrona. E, claro, também deve ser observado as disposições legais e regulamentares em relação a transportes de menores.

Atenção!

Acompanhados ou não por adultos, crianças e adolescentes devem apresentar identidade com foto ou certidão de nascimento para que a viagem de ônibus seja autorizada.

Você também deve ficar atento porque existem algumas restrições territoriais de acordo com cada Estado.

Dicas para a hora do embarque

  • Não esqueça os documentos para não perder a viagem.
  • Caso a viagem seja de longa duração, prepare um bom lanche para que a criançada não precise descer do ônibus nos pontos de parada.
  • Roupas confortáveis são sempre uma boa pedida.
  • Não deixe de colocar na mochila fones de ouvidos ou alguns livros para distrair as crianças, durante a viagem.
  • Carregue o celular para emergência!

Agora que você já sabe se crianças podem viajar sozinhas, basta fazer as malas, separar os documentos e curtir o próximo destino.

Comprar passagem de ônibus

***

Quer contar sua experiência em nosso blog? Nos envie a sua história para [email protected] e compartilhe com o Brasil sua viagem!