22 curiosidades sobre a cidade de São Paulo

22 curiosidades sobre a cidade de São Paulo

COMPARTILHAR

No próximo dia 25 a maior metrópole da América do Sul, São Paulo, completa mais um ano. A data acaba se tornando um convite para que turistas e paulistanos descubram alguns segredos da Terra da Garoa. Além de ser considerada a sétima cidade mais populosa do planeta, você confere nesta lista outras 22 curiosidades sobre a cidade de São Paulo.

Quando São Paulo elegeu um rinoceronte

Parece piada, mas não é. Insatisfeitos com os candidatos a vereadores nas eleições de 1959, os paulistanos elegeram o Cacareco, um rinoceronte do Zoológico de São Paulo. O animal recebeu cerca de 100 mil votos para o cargo de vereador. Isso só foi possível, pois naquela época a eleição era feita manualmente ainda, com papel e envelope. Essa é a primeira das mais de 20 curiosidades sobre a cidade de São Paulo que listamos aqui!

Leia também:
16 passeios alternativos em São Paulo
10 passeios gratuitos para fazer em São Paulo
O que fazer durante uma viagem de ônibus

1 milhão de pizzas por dia

22 curiosidades sobre a cidade de São Paulo
O que não falta são curiosidades sobre a cidade de São Paulo. Ela é a segunda cidade que mais consome pizza no mundo, ficando atrás somente de Nova Iorque. Pasmem: os paulistanos consomem mais de 700 pizzas por minuto, segundo dados do São Paulo Convention & Visitors Bureau! É tanto amor que Sampa acaba de ganhar um pizzaria que promete nunca fechar, a Al Capizza. O lugar funciona de domingo a domingo, durante 24 horas por dia.

São Paulo já teve ônibus de dois andares

Ônibus de dois andares, 22 curiosidades sobre a cidade de São Paulo
Crédito: Via Trole Bus.

Aqueles ônibus vermelhos, muito populares em Londres, já percorreram as ruas de São Paulo. Em 1987, a Companhia Municipal de Transporte Coletivo colocou em circulação 11 unidades de ônibus vermelhos de dois andares com capacidade de 112 passageiros. No ano seguinte, mais 26 carros da mesma modalidade passaram a percorrer a cidade. A novidade entretanto não vingou. Ainda assim, se você tiver curiosidade pode ver um deles no Museu do Transporte, na zona Norte de São Paulo.

Padaria para cães e gatos

Padaria para cães e gatos, 22 curiosidades sobre a cidade de São Paulo
Crédito: Dog Bakery.

Esta padaria tinha que estar entre as curiosidades da cidade de São Paulo. A The Dog Bakery funciona no bairro do Cambuci e é especializada em guloseimas para bichos de estimação. Um dos produtos mais procurados da padaria é um bolo em formato de osso. O que mais vão inventar, não?

Um balaio de culturas

São Paulo concentra o maior número de japoneses, libaneses e italianos fora de seus respectivos países de origem. Só a população de japoneses e seus descendentes na capital é estimada em quase 40 mil.

Tiro ao alvo no Mercadão

Tiro ao alvo no Mercadão, 22 curiosidades sobre a cidade de São PauloDurante a revolução de 1932, os soldados usavam os vitrais do Mercado Municipal de São Paulo como treinamento para o tiro ao alvo (que desperdício!). Após o fim das batalhas, foram necessários mais dois meses de ajustes para que o Mercadão pudesse, enfim, ser inaugurado no dia 25 de janeiro de 1933.

Um hotel para Bonsais

A cidade de tudo! Uma das maiores curiosidades da cidade de São Paulo é o Bonsai Kai, um hotel para bonsais. Sim, o local “acomoda” essas pequenas árvores em uma área de 900 metros. Desde 1995, já passaram pelo hotel mais de três mil bonsais. A ideia do proprietário surgiu da necessidade de pessoas que viajam e precisam deixar os bonsais em local seguro, já que eles requerem tantos cuidados especiais.

Quebrando tabus

Veridiana da Silva Prado foi uma mulher importante para a história das artes em São Paulo. Na vanguarda dos debates, ela foi uma grande incentivadora das artes na cidade, sendo inclusive citada em algumas discussões da Semana de Arte Moderna de 1922. Além disso, ela chocou o conservadorismo de sua época quando se divorciou do marido. No período o assunto ainda era um grande tabu na sociedade.

Arena de touradas

Arena de Touradas, 22 curiosidades sobre a cidade de São Paulo
Crédito: Instituto Moreira Salles.

Conhece a Praça da República, no centro de São Paulo? É quase que inacreditável, mas neste mesmo espaço, há aproximadamente 100 anos, funcionava uma arena de touradas.

Quando a Avenida Paulista tinha outro nome

Em 1927, após a morte de Carlos de Campos, então governador de São Paulo, o endereço foi renomeado em sua homenagem. Os paulistanos não gostaram nem um pouco da mudança e logo depois, no início da década de 1930, o local recebeu novamente seu nome original: Avenida Paulista.

Há mais ratos do que pessoas em São Paulo

Agradável ou não, essa é uma das realidades e curiosidades da cidade de São Paulo. De acordo com uma estimativa do Centro de Controle de Zoonoses do município, há pelo menos 15 vezes mais ratos que pessoas em São Paulo, o que significa cerca de 160 milhões de animais nas ruas da metrópole. Mas não pense que é só por aqui que os ratos fazem a festa não. Em Nova York, por exemplo, estima-se que há sete roedores por habitante.

Os turistas adoram SP

As cidades do Nordeste são as que mais recebem turistas no Brasil, correto? Errado! É São Paulo o maior destino turístico brasileiro, com quase 13 milhões de turistas por ano. No verão 2017, por exemplo, São Paulo foi apontada como a cidade mais procurada pelos viajantes.

É muita gente na Paulista!

Avenida Paulista, 22 curiosidades sobre a cidade de São PauloCom 67 prédios comerciais, a Avenida Paulista é considerada o coração financeiro do Brasil. Mas quem diria que tanta gente faz residência ao longo dela? Segundo a Secretaria Municipal de Habitação, cerca de 12 mil pessoas vivem em edifícios residenciais no endereço mais disputado de São Paulo.

Haja heliponto!

São Paulo é considerada a capital mundial dos helicópteros. O motivo? São mais de 410 em toda a cidade. Não é de surpreender tanto assim, afinal quem não gostaria de evitar todo o trânsito de São Paulo?

Curiosidades sobre a cidade de São Paulo: aldeias indígenas em Sampa

Não é só de concreto que vive a megalópole São Paulo. Resistem ao menos três aldeias indígenas na cidade. Uma tribo Guarani fica Pico do Jaraguá, na Zona Oeste da capital. As outras duas, a Tenondê Porã e a Krukutu residem em uma reserva no distrito de Parelheiros, extremo sul de São Paulo.

Próxima parada…

Metrô, 22 curiosidades sobre a cidade de São PauloFoi entre as estações Jabaquara e Saúde que aconteceu a primeira viagem de metrô na cidade, em 1972. Depois de dois anos, o trecho Jabaquara – Vila Mariana começou a receber passageiros também.

Plantação de café

Essa é uma das curiosidades sobre a cidade de São Paulo que você não deve conhecer. Você sabia que bem próximo a Avenida Paulista existe uma enorme plantação de café? O Instituto Biológico, na Vila Mariana, tem aproximadamente 1500 pés de café plantados. Este é o maior cafezal em área urbana no Estado de São Paulo.

Uma cratera feita por um meteorito

No distrito de Parelheiros, no extremo sul da cidade de São Paulo, há uma cratera feita pela colisão de um meteorito há mais de 40 milhões de anos. Acredite ou não, mas é nessa cratera de 140 metros de profundidade que vivem cerca de 25 mil paulistanos, ao sul da Represa Billings.

Racionamento de água?

Rios, 22 curiosidades sobre a cidade de São PauloÉ de se espantar que São Paulo tenha que fazer racionamento de água. Estima-se que a cidade tenha 1500 km de rios subterrâneos, escondidos pelo crescimento e industrialização da metrópole.

Maior cemitério da América Latina

Entre as curiosidades sobre a cidade de São Paulo, essa é a mais sinistra. É na zona Leste de São Paulo que fica o Cemitério da Vila Formosa, o maior da América Latina. Segundo a subprefeitura de Vila Formosa, mais de 1,5 milhão de pessoas estão enterradas no cemitério municipal, que foi inaugurado em 1949. Por mês, são realizados aproximadamente 275 enterros.

Um ginásio de Sumô

O bairro do Bom Retiro, na área central de São Paulo, abriga o único ginásio exclusivo de sumô fora do Japão. Desde 1980 os atletas praticam o esporte no local.

Bairro da Liberdade antes dos japoneses

Bairro da Liberdade, 22 curiosidades sobre a cidade de São PauloO reduto nipônico de São Paulo era antes morada dos italianos. Até 1920, foram os europeus que fixaram residência no bairro da Liberdade. A imigração japonesa só chegou à região na década de 1930, quando as primeiras famílias começaram a se instalar pelo bairro.

Conhece curiosidades sobre a cidade de São Paulo diferente das que listamos acima? Essa lista é colaborativa, por isso nos ajude a aumentá-la. Deixe suas sugestões nos comentários ou nos envie um e-mail para [email protected]

Comprar passagem de ônibus

Comentários