Guia de viagem: 5 destinos de ecoturismo

Guia de viagem: 5 destinos de ecoturismo

COMPARTILHAR
Véu de Noiva, Chapada dos Guimarães, Destinos de Ecoturismo
Créditos: Prefeitura Municipal Chapada dos Guimarães

O que não falta em solo brasileiro são roteiros para quem deseja partir para uma viagem relaxante. E que jeito melhor de aproveitar do que entrar em contato direto com a natureza? Pensando nisso, fizemos um guia de viagem com 5 destinos de ecoturismo para você se inspirar, escolher o que mais combina com você e fazer as malas.

Conheça 5 destinos de ecoturismo brasileiro e veja como chegar em cada um deles!

1 – Chapada dos Guimarães, Mato Grosso

Véu de Noiva, Chapada dos Guimarães, Destinos de Ecoturismo
Créditos: Prefeitura Municipal Chapada dos Guimarães

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é um dos lugares mais procurados no Estado do Mato Grosso por quem busca destinos de ecoturismo. Quem parte para lá tem muito o que ver: desde a gigantesca Cachoeira Véu da Noiva, com seus mais de 86 metros de altura, até o Caminho das Pedras. Ah, vale a pena lembrar que o parque tem entrada franca, mas a maioria dos passeios precisam ser acompanhados por guias.

Além dos mirantes, cachoeiras, trilhas e toda sua beleza, na área de conservação da Chapada também está localizada a maior gruta de arenito do Brasil: a caverna Aroe Jari. Um lugar incrível que fica no município de Campo Verde e que, ainda, conta com a beleza da Lagoa Azul.

Situada a apenas 67 km de Cuiabá, a cidade que leva o mesmo nome do parque recebe muito bem seus visitantes, com ótimas pousadas e restaurantes, além de todo o aconchego da praça central da cidade.

Como chegar de ônibus até a Chapada dos Guimarães

A viação Valtur tem linha de Dourados até a Chapada dos Guimarães.

2 – Pico do Itambé, Minas Gerais

Trilha dos Tropeiros, Destinos de Ecoturismo
Créditos: Prefeitura Municipal Santo Antônio do Itambé

Presente entre as cidades de Santo Antônio do Itambé, Serro e Milho Verde, o Parque Estadual do Pico do Itambé é um lugar repleto de cachoeiras e com um visual exuberante. Sua beleza é potencializada pela presença do gigantesco Pico do Itambé, a segunda maior montanha da Serra do Espinhaço.

Para apostar de vez em destinos de ecoturismo, quem acampa no lugar ainda pode atravessar essa maravilha natural por meio da famosa trilha dos tropeiros que liga a pequena cidade de Capivari até Milho Verde.

Como chegar de ônibus até o Pico do Itambé

A Viação Pássaro Verde tem passagem de ônibus saindo de Diamantina direto para Serro, um dos municípios que englobam o Parque Estadual de Itambé.

3 – Pontões Capixabas, Espírito Santo

Pontões Capixabas, Destinos de Ecoturismo
Créditos: Creative Commons/ Andrea Bayerl Mongim

Para quem procura destinos de ecoturismo, o Monumento Natural dos Pontões Capixabas é um ótima opção de viagem. A área de conservação é abraçada pelos municípios de Pancas e Águia Branca, e fica apenas a 180 km de Vitória.

Por lá, as enormes formações rochosas, com mais de 700 metros, são usadas para a prática de escaladas, trilhas e, ainda o mais emocionante, a prática de voo livre na Rampa da Colina. Alguns dos pontos mais conhecidos devem estar no seu roteiro, como as pedras do Camelo, da Agulha e da Gaveta. E não para por aí, entre as trilhas o turista encontra lindas cachoeiras para se refrescar, como a Bassani, a Breda e a Santa Ana!

Quer saber mais sobre os Pontões Capixabas? Confira 6 bons motivos para você conhecer Pancas e Região!

Como chegar de ônibus até os Pontões Capixabas

Para chegar até Pancas a viação Pretti tem rotas saindo de Colatina e de João Neiva.

Leia também:

> Paraísos escondidos: 5 lugares pouco conhecidos para viajar no Brasil

4 – Presidente Figueiredo, Amazonas

Cachoeira Pedra Furada, Destinos de Ecoturismo
Créditos: Creative Commons/ Luciano Cta

A cidade de Presidente Figueiredo é repleta de cachoeiras, quedas-d’águas, cavernas e grutas. Aliás, não é à toa que o município amazonense é conhecido como a “Terra das Cachoeiras”. Como um dos destinos de ecoturismo, o município que fica a 107 km de Manaus, recebe com muito conforto turistas que amam estar em contato com a natureza.

Com mais de 100 cachoeiras catalogadas, na terra do Amazonas, fica difícil de escolher por onde começar. Mas ainda assim, indicamos as mais conhecidas e que devem estar no seu roteiro: as cachoeiras do Santuário, da Porteira, Berro D’água e da Pedra Furada.

Se você quiser mais informações sobre Presidente Figueiredo e um bom roteiro, confira mais sobre a terra das cachoeiras aqui!

Como chegar de ônibus até Presidente Figueiredo

As viações Asatur e Caburaí tem rotas saindo de Rorainópolis, Boa Vista, Caracaraí e Mucajaí até “Figueiredo”.

5 – Bonito, Mato Grosso do Sul

Abismo Anhumas, Destinos de Ecoturismo
Créditos: Creative Commons/ Edmilson Sanches

A brincadeira é velha, mas não perde o sentido: o nome já diz tudo. Bonito é um lugar maravilhoso e, claro, um dos destinos de ecoturismo ótimo para conhecer. E ao contrário do que se pensa, com planejamento viajar para lá pode ficar barato.

A cidade, localizada na região da Serra da Bodoquena e a 280 km de Campo Grande, é recheada por grutas e rios de águas cristalinas. Os lagos são aproveitados para a prática de rapel, mergulhos e diversos passeios turísticos. As atividades radicais ficam por conta do arvorismo, tirolesa e boia cross, por exemplo.

Vale aproveitar o Balneário do Sol e o Balneário Municipal, além das famosas trilhas e cachoeiras para curtir o dia. Fazer um picnic, tomar um sol e contemplar a natureza juntinho com a família não tem preço!

Como chegar de ônibus até Bonito

É possível chegar até Bonito saindo de cidades como Campo Grande, Miranda e Dourados.

Confira também nosso site e veja qual rota combina melhor com a sua viagem! 😉

***

Já viajou para algum desses lugares e quer contar sua experiência pra gente? Nos envie a sua história para [email protected] e compartilhe com o Brasil sua viagem!

Comprar passagem de ônibus