Documentos necessários para viajar de ônibus com crianças

Documentos necessários para viajar de ônibus com crianças

COMPARTILHAR
Documentos para viajar com crianças

A lei que permite a viagem de crianças e adolescentes sofreu uma alteração. Com isso, menores de 16 anos não poderão mais viajar desacompanhados dos pais ou responsáveis. Antes, estas exigências valiam apenas para os menores de 12 anos. Agora, para que a viagem aconteça será necessária uma autorização judicial. Por isso, listamos tudo o que você precisa saber sobre os documentos para viajar com crianças e adolescentes. Confira as dicas! 😉

Viagens nacionais

Em viagens nacionais de ônibus os documentos para viajar com crianças menores de 16 anos são: carteira de identidade ou certidão de nascimento original e documentos dos pais ou adultos responsáveis. Simples, né? 

Para não andar com a certidão de nascimento para todos os lados, vale a pena providenciar a carteira de identidade da criança. Afinal, esse é um dos documentos para viajar com crianças que não pode faltar. 

Viagem com a companhia dos pais

Se a criança for viajar de ônibus acompanhada dos pais ou responsáveis, não há necessidade de documentos especiais. Na hora do embarque, basta portar os documentos de identificação da criança e dos pais (ou responsáveis) e a passagem de ônibus.

Viagem sem a companhia dos pais

Com a nova regra, crianças com menos de 16 anos que forem viajar sozinhas devem apresentar uma autorização judicial assinada pelos pais ou responsáveis legais, reconhecida em cartório.

A autorização deve ser apresentada na hora do embarque do ônibus. Esse é um dos documentos para viajar com crianças que não pode faltar, nesses casos. 

Adolescentes, a partir de 16 anos, não precisam de autorização para viajar de ônibus em território nacional, sendo necessário apenas levar algum documento de identificação com foto, como o RG.

Leia também:

Crianças podem viajar sozinhas de ônibus?
10 dicas de segurança para viajar com crianças
Documentos necessários para viajar de ônibus

Documentos para viajar com crianças em viagens internacionais

Nas viagens internacionais de ônibus pela América do Sul, é preciso ter autorização dos pais ou responsáveis legais, registrada em cartório, caso seja menor de 18 anos e queira viajar sozinho.

Caso a criança esteja acompanhada dos pais ou responsáveis, a autorização não é necessária, apenas o documento de ambos. Porém, se apenas um dos pais estiver acompanhando a criança, será necessária uma autorização do outro responsável por meio de um documento com firma reconhecida.

É importante lembrar que essa autorização também vale para as hipóteses de viagem com estrangeiros.

A partir dos 18 anos completos, só é preciso um documento de identificação com foto na hora do embarque, em bom estado. Não precisa nem de passaporte!

Atenção!

  • Casa tenha qualquer dúvida ou problema, procure a Vara da Infância e Juventude.
  • Algumas regras variam de acordo com a empresa. Vale a pena verificar antes da viagem!
Lembre-se de que todas essas regras existem para manter os pequenos seguros. Assim, providencie os documentos para viajar com crianças e viaje tranquilo!

***

Quer contar sua experiência em viagens com crianças em nosso blog? Nos envie a sua história para contesuahistoria@guichevirtual.com.br e compartilhe com o Brasil a sua viagem!

Comprar passagem de ônibus