7 motivos para conhecer a Festa do Peão de Barretos

7 motivos para conhecer a Festa do Peão de Barretos

COMPARTILHAR
Festa do Peão de Barretos

O Guichê Virtual listou 7 motivos para conhecer a Festa do Peão de Barretos 2018. Pensando em você, que adora rodeios, música sertaneja, comida e muita animação.

A Festa do Peão de Boiadeiro é o maior evento de rodeios da América Latina! Conta com diversas atrações musicais, além de muitas competições, premiações e barraquinhas com comes e bebes.

Saiba mais sobre a Festa do Peão de Barretos 2018! E, no final você, tem o passo a passo de como viajar até lá de ônibus. 🙂

1 – Conheça a história

Parque do Peão, Barretos 2018, Guichê Virtual
Créditos: Creative Commons

A Festa do Peão de Barretos surgiu em 1955 e fica na cidade que lhe batizou, a cerca de 500 km de São Paulo. A festa começou, naturalmente, sendo muito menor do que é hoje — nasceu com uma ideia de um grupo de amigos, “Os Independentes”, mas foi ganhando representação e espaço ao longo da sua história e desenvolvimento.

Atualmente, o evento é o maior de toda a América Latina! É considerado o responsável pela popularização do rodeio por todo o país e continente e já tem mais de 60 edições.

2 – Tire foto nos pontos turísticos

E não é só de festa que é feito o Parque do Peão. O local é recheado de monumentos ligados a cultura de rodeio e tradições sertanejas, que completam ainda mais o cenário e as atrações do evento.

O museu histórico e folclórico do Peão de Boiadeiro, Roseta, Monumento do Peão, Cavalo de Aço, Praça dos Presidentes, Galeria da Fama e a Sede dos Independentes são alguns dos pontos turísticos que você encontra pelo parque.

3 – Leve a criançada no Rancho do Peãozinho

Rancho do Peãozinho, Barretos 2018, Guichê Virtual
Créditos: Divulgação

O Rancho do Peãozinho é um espaço criado para a criançada também se divertir na Festa do Peão de Barretos 2018. Além da ideia ter nascido de uma necessidade de um dos integrantes do grupo, o rancho foi criado para dar continuidade a cultura e tradições sertanejas e tem como principal lema a diversão para a educação.

O espaço é praticamente uma “mini” versão do Parque do Peão. Por lá são realizados rodeios em carneiros, apresentações de cantores mirins, grupos de danças e outras atividades culturais.

Ah, e não tem como esquecer da mini-fazenda, mini-estufa e mini zoológico. Vale a pena levar a criançada!

4 – Explore a  infraestrutura

O evento ocorre no Parque do Peão, área com cerca de dois milhões de metros quadrados. A infraestrutura é preparadíssima para receber a multidão, contando com praça de alimentação, bilheterias, lojas de souvenirs, delegacia e, claro, os locais das competições.

Sem contar o camping que o próprio evento organiza. Espaço é o que não falta para comportar os fãs do rodeio e da música sertaneja!

Leia mais:

7 dicas úteis para a festa do Peão em Barretos
Os maiores festivais de música no Brasil em 2018
10 dicas para curtir um festival de música


5 – Entenda o formato do evento

Barretos 2018, Guichê Virtual
Créditos: André Monteiro

Muito mais que rodeios, a Festa do Peão traz as mais diversas atrações, distribuídas em vários dias. Cada dia é programado um show “cabeça”, com algum cantor ou banda de destaque, e outros espalhados ao longo dos palcos.

Todos os dias, também, acontece um campeonato de rodeios, nacional (como Jovens Talentos, Liga Nacional etc) ou internacional. A festa acontece, geralmente, durante uma semana ou dez dias.

O público, como prova dessa diversidade, é também muito variado: alguns vão apenas pelos shows, outros para competir e outros para assistir às competições. Tem de tudo, por isso a festa é tão popular, recebendo quase um milhão de pessoas de todo o país!

6 – Saiba mais sobre a Festa do Peão de Barretos 2018

Você também pode conhecer e, melhor ainda, esclarecer dúvidas por meio do site dos Independentes, da Festa do Peão.

Por lá, você encontra informações sobre os campings, como chegar em Barretos, linhas rodoviárias que viajam até lá, onde se hospedar ou alugar casas. Sem contar lista de excursões que eles disponibilizam!

7 – Vá de ônibus com a galera

O Terminal Rodoviário de Barretos fica na Rua Trinta e Dois, número 355, no Centro, apenas a 12 km do Parque do Peão. E para mais informações, você pode ligar para (17) 3322-4728.

As viações Rápido D’Oeste e a Expresso Itamarati possuem itinerários saindo de cidades de São Paulo como Ribeirão Preto, Frutal e Ituiutaba.

***

Quer contar sua história em nosso blog? Nos envie a sua história para [email protected] e compartilhe com o Brasil sua viagem!

Comprar passagem de ônibus