Guia completo para o Rock In Rio 2017

Guia completo para o Rock In Rio 2017

COMPARTILHAR
Rock in Rio 2017
Foto: Rafael Zucareli

O Rock In Rio é um dos maiores festivais de rock genuinamente brasileiro. Em sua primeira edição, em 1985, atraiu os olhares do mundo todo com o show histórico da banda Queen, no Rio de Janeiro – comandada pelo vocalista Fred Mercury, que embalou a plateia ao som de “Love of my Life”, em uma das performances mais marcantes em 30 anos de festival.

Naquela época, participaram mais de 1 milhão de pessoas durante os 10 dias dedicados à música brasileira e internacional, um público recorde para o primeiro evento em terras cariocas.

Atualmente, o festival do rock é grandioso e está espalhado por outros países, como Portugal, Espanha e EUA. Teve 17 edições, mais de 1.500 artistas escalados e 8,5 milhões de espectadores. Números que deixam qualquer fã de música louco para fazer parte dessa festa!

Por isso, a edição do Rock In Rio 2017, que ocorre entre os dias 15 a 17 e 21 a 24 de setembro, desde que foi anunciada já deixou os fãs de bandas ansiosos para vivenciar novas histórias na cidade do rock!

Se você já tem o ingresso, mas ainda não se programou para o festival, preparamos um guia completo para o Rock In Rio 2017, que conta tim tim por tim tim o que você precisa saber para festejar sem complicações!

A cidade do rock mudou de lugar!

Rock in Rio 2017
Foto: Jessica Moreira

Quem já foi à outras edições do Rock In Rio, em Jacarepaguá, pode arrumar uma nova rota para o seu GPS. A cidade do rock no Rio de Janeiro mudou de lugar, agora está localizada no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca.

É possível chegar no lugar pelo transporte público, utilizando as linhas do MetrôRio e BRT (veja abaixo como chegar ao Rio de ônibus), que ligam a cidade do rock até os aeroportos e rodoviárias do Rio de Janeiro.

Você também pode optar pelo transporte coletivo com empresas de ônibus credenciadas pelo festival que levam até o local dos shows. Ou ainda pode investir no transporte do Rock in Rio, chamado Primeira Classe, em que o trajeto é feito sem paradas, em ônibus executivos.

Veja mais informações sobre o transporte aqui.

Escolha o seu palco do Rock in Rio 2017!

Rock in Rio 2017
Foto: Rafael Zucareli

O Rock In Rio tem sete palcos espalhados pela cidade do rock: Mundo, Digital Stage, Rock District, Rock Street África, Street Dance, Sunset e o Eletrônica… para quem nunca foi eu lhe adianto, sim, eu Cleo, redatora desse texto e espectadora do Rock In Rio 2011 digo: não dá para acompanhar várias apresentações ao mesmo tempo, é impossível! Vale lembrar que para você não perder o horário dos shows das suas bandas prediletas o festival criou um app do RiR com toda a programação e com GPS que alerta você sobre as apresentações.

Por isso, certifique-se que você escolheu a banda e o palco certos para aquele momento, se não você vai precisar andar bastante para ver outras bandas, porque cada palco fica bem distante um do outro.

Contudo, se errar a escolha do palco não fuja da caminhada! Andar pela cidade do rock é surpreendente, porque tem muita coisa legal para conhecer além das bandas, como as atrações do festival: roda gigante, montanha russa, tirolesa, tem até uma capela entre outras coisitas!

Leia mais:
Os maiores festivais de música no Brasil em 2017
Além dos cartões-postais: 6 passeios alternativos do Rio de Janeiro

Qual é o uniforme do rock?!

Festivais de música grandes como o Rock In Rio pedem roupas confortáveis e tênis para não machucar os pés… o ideal é não levar muita coisa para poder se jogar no meio da galera. Outra dica se quiser não errar no look é conferir a previsão do tempo, é sempre bom saber se vai chover ou vai fazer sol, para colocar na bolsa aquele protetor solar ou capa de chuva.

Além disso, é essencial levar um documento com foto, o seu ingresso (isso é indispensável), dinheiro e um cartão de banco (se precisar tirar dinheiro)!

Se for levar mochila, leve pouca coisa – como alguns lanches para você economizar; a comida dentro da cidade do rock pode pesar no bolso. Fique atento ao site do Rock In Rio 2017, o portal apresenta uma lista com termos do que pode levar no evento.

Hidrate-se durante os shows!

Quem nunca foi a um festival deve ter em mente que água é um item de sobrevivência imprescindível, sobretudo para quem consome bebida alcoólica. Além da água, invista em isotônicos, sucos e água de coco!

Se você precisar se alimentar, a cidade do rock tem espaço para a compra de comidas e bebidas. Evite passar mal por queda de pressão, leve seu lanchinho ou separe um dinheiro para comer durante o festival, ok?

Não vá se perder por aí!

Rock in Rio 2017
Foto: Rafael Zucareli

Se você vai com um grupo de amigos ao Rock In Rio é bom combinar com antecedência um ponto de encontro. Utilize recursos tecnológicos para carregar o seu celular, como powerbank, aquele carregador móvel. Afinal, além de servir para encontrar pessoas, o telefone pode guardar os melhores momentos do festival, com fotos e vídeos!

Como chegar de ônibus à cidade do rock:

Diversas empresas de ônibus fazem o itinerário até a Cidade Maravilhosa (Rio de Janeiro). Se você mora em outra cidade e está pensando em ir de ônibus para o Rock in Rio, temos algumas viações que fazem esse percurso, veja:

  • A Viação Expresso União que faz a rota entre o interior de São Paulo, saindo das cidades de Ribeirão Preto, Americana, Franca, Pirassununga e Limeira, até o Rio de Janeiro.
  • A Viação Pluma Internacional que tem trechos saindo das cidade de Foz do Iguaçu, Sorocaba, Ponta Grossa, Guarapuava e Cascavel até o Rio.
  • A Empresa Unida Mansur também tem destinos que saem de cidade do interior de Minas Gerais, como Viçosa, Ponte Nova, Itabira, João Monlevade, Visconde do Rio Branco, Pirauba, Rio Casca, Rio Novo e Visconde do Rio Branco até a Cidade Maravilhosa!

Precisa dos telefones e endereços das rodoviárias? Nós temos um listão aqui, confira!

Dicas úteis:

http://rockinrio.com/rio/pt-BR
Cidade do Rock: Parque Olímpico da Barra. Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401
Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

***

Gostou do nosso Guia para o Rock In Rio 2017? Deixe uma sugestão para os outros fãs de rock!

Comprar passagem de ônibus