Lugares para visitar no Rio de Janeiro: um tour pelas cidades históricas

Lugares para visitar no Rio de Janeiro: um tour pelas cidades históricas

COMPARTILHAR
Cidade históricas do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é um estado muito visitado no país e há muito o que conhecer além da Cidade Maravilhosa! Há muitos viajantes procurando por diferentes lugares para visitar no Rio de Janeiro e a nossa dica é um tour pelas cidades históricas cariocas. Selecionamos algumas cidades para fazer um roteiro pra lá de especial e sair do óbvio.

Confira os melhores lugares para visitar no Rio de Janeiro! 🙂

Rio de Janeiro – Capital

Lugares para visitar no Rio de Janeiro, Guichê Virtual
Lapa, Rio de Janeiro | Foto: Banco de imagens

A cidade do Rio de Janeiro não é importante apenas por suas belas praias e turismo natural, é também um dos berços da história do Brasil. O centro da cidade, as suas várias igrejas espalhadas por diversos bairros, a Lapa e até a Ilha Fiscal são opções diferentes de turismo para fazer na capital carioca.

A cidade conta ainda com muitos casarões e igrejas que valem a pena para quem quer conhecer muito mais do que somente as praias, o Corcovado e o Pão de Açúcar.

Pontos imperdíveis para quem quer se banhar em história:

Museu Histórico Nacional;

Paço Imperial;

Biblioteca Nacional;

Museu Nacional;

– Jardim Botânico;

Parque Lage;

– Igreja de Nossa Senhora da Glória.

Paraty

Lugares para visitar no Rio de Janeiro, Guichê Virtual
Paraty, RJ | Foto: Banco de imagens

Paraty é uma das cidades históricas do Rio de Janeiro e um dos municípios litorâneos mais charmosas do Estado. Está localizada a cerca de 250 quilômetros da capital. Ela foi uma das cidades mais importantes do Brasil no período colonial, pois lá onde ficava o maior porto exportador de ouro do país.

O resultado disto é que conseguimos encontrar um centro histórico arquitetonicamente rico e muito bem preservado pelo estado. O trânsito de carros na região do centro histórico é proibido, o que obriga os turistas a imergir e fazer parte da história da cidade.

Hospedar-se em Paraty é uma delícia, já que as pequenas pousadas e os hotéis têm boas estruturas e são relativamente próximos ou localizados no centro histórico.

Além do passeio tradicional pelas ruas do centro, é interessante visitar as Igrejas Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora das Dores!

Aproveite para almoçar ou jantar em um dos vários restaurantes charmosos da região. Se sobrar um tempinho vale a pena dar um pulo em Trindade, para conhecer uma das mais belas reservas naturais do Rio de Janeiro! Paraty e Trindade são lugares para visitar no Rio de Janeiro que você não pode deixar de conhecer.

Teresópolis

Lugares para visitar no Rio de Janeiro, Guichê Virtual
Teresópolis, RJ | Foto: Banco de imagens

A região serrana do Rio de Janeiro também tem sua relevância turística. Uma destas cidades, Teresópolis, é um tradicional destino histórico carioca. O nome foi dado em homenagem à Teresa Cristina, então esposa do Imperador Dom Pedro II.

O destino é bastante procurado no inverno, já que a região serrana do Rio conta com temperaturas mais baixas (e agradáveis), além de um visual deslumbrante.

Grande parte do turismo na região, além de usufruir da culinária e das pousadas locais, é voltado para a ecologia e a natureza. Isso porque um dos pontos fortes de Teresópolis são suas belas serras e montanhas.

Seu principal marco, aliás, é o pico Dedo de Deus, que pode ser admirado pelo mirante do Soberbo. Para quem quer curtir a cidade, vale a pena visitar o Castelo Montebello Medieval, o Palácio Teresa Cristina e a Igreja Matriz Santa Teresa.

Petrópolis

Lugares para visitar no Rio de Janeiro, Guichê Virtual
Petrópolis, RJ | Foto: Banco de imagens

Petrópolis também é conhecida como “Cidade Imperial” por grande parte dos cariocas, por ter sido construída em homenagem ao então Imperador Dom Pedro II.

A cidade, que também faz parte da região serrana do Rio, é considerada a cidade mais segura do estado e com um dos IDHs mais altos.

Ela atrai os turistas pela temperatura de serra e suas charmosas construções históricas. A distância da capital fluminense é de, aproximadamente, 70 km.

Petrópolis, assim como Teresópolis, conta com várias atrações turísticas arquitetônicas. Graças às várias construções da época do circuito do Ouro no Brasil. Museus, Universidade Católica de Petrópolis, o centro gastronômico e de entretenimento (chamado de Valparaíso) e as várias casas influenciadas pela colônia portuguesa e alemã precisam estar no roteiro de viagem!

Chegando na rota histórica do Rio de Janeiro

A grande vantagem de se fazer um tour pela rota histórica do estado do Rio de Janeiro é que tudo pode ser visitado com simples viagens de ônibus, já que as distâncias são pequenas.

***

Gostou da nossa seleção de lugares para visitar no Rio de Janeiro? Se tiver alguma sugestão, envie um e-mail para [email protected]

Comprar passagem de ônibus