Mais do que fazer um roteiro, é importante planejar uma viagem

Mais do que fazer um roteiro, é importante planejar uma viagem

COMPARTILHAR

Todo mundo adora arrumar as malas para fazer aquela sonhada viagem. Afinal, viajar é sinônimo de alegria, diversão, descobertas e, claro, sempre deixa aquele gostinho de quero mais. No entanto, além da escolha do local e definição do roteiro é indispensável realizar um planejamento detalhado da sua viagem. O detalhamento deve incluir compras de passagens, moeda local se necessário, agendamento de hospedagem, documentos e muitos outros. Acompanhe agora 6 dicas antes de embarcar na sua tão sonhada viagem.

Conheça seu destino

Os blogs e sites de turismo são ótimas ferramentas para isso. Geralmente neles é possível encontrar depoimentos de pessoas que estiveram no local com informações dos mais badalados pontos turísticos, hospedagem e, claro, aquilo que você deve cortar da lista.

Foque nas finanças

Após a escolha do roteiro coloque na ponta do lápis os seus gastos e avalie os custos. Talvez seja preciso reorganizar ou até mesmo economizar para realizar a viagem. Experimente, por exemplo, trocar o cinema do fim de semana por um filme em casa. Pense que essa economia vai gerar recompensa.

Documentação em dia

Fique atento a esse quesito ou você pode ter transtornos e até ser impedido de viajar. Verifique os documentos necessários com antecedência, assim você tem mais prazo para solicitar a emissão ou segunda via dos documentos faltantes. Outro ponto importante é manter o cartão de vacinas em dia. Dica importante: tire duas cópias dos documentos e faça a autenticação deles. Leve uma para a viagem e a outra deixe com alguém da família.

Compra de moeda local

Caso vá fazer uma viagem internacional e seu destino tenha uma moeda diferente da sua,o ideal é comprar a moeda aos poucos. Assim, você pode conseguir melhores preços.

Passagens e hospedagem

Hoje é muito fácil conseguir cotações e realizar busca na internet identificando assim os preços mais acessíveis. Emitir os bilhetes com pelo menos 7 dias de antecedência é uma boa escolha, principalmente se for viajar no período de férias. Quanto à hospedagem prefira aquelas mais centralizadas e próximas aos pontos turísticos, assim você economiza tempo e dinheiro com transporte. Dica: leia as avaliações das pessoas que hospedaram no local escolhido. Essas informações valem ouro e podem fazer você mudar de ideia. Faça isso antes de concretizar a reserva.

Esteja preparado para emergências

Separe sempre uma quantia de dinheiro para essa finalidade. Não se esqueça do seguro de viagens. Alguns planos de saúde têm cobertura emergencial nacional, verifique com a administração do plano antes da viagem. Já para viagens internacionais, um seguro mais completo é recomendado.

No mais, leve mapas ou baixe aplicativos que facilitam na orientação da sua locomoção, máquina fotográfica e, claro, tenha sempre em mãos uma garrafinha de água, hidratação sempre. Não se esqueça, você está de férias, portanto, aproveite a flexibilidade de horários e explore o local. Converse com moradores, faça novas amizades e divirta-se.

E então, o seu planejamento de viagens já está a todo vapor? Já sabe para onde vai, quando vai, quanto é o seu orçamento, onde vai se hospedar? Compartilhe suas ideias e dúvidas conosco.