Melhores lugares para viajar em cada mês de 2017

Melhores lugares para viajar em cada mês de 2017

COMPARTILHAR
Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros

O ano mal começou, mas você já deve estar pensando para onde vai viajar no próximo feriado ou folga que tiver. Espírito de viajante é assim, inquieto e sempre com vontade de conhecer mais um canto do país. Mas aí surge a dúvida: qual destino brasileiro é mais atrativo para a época do ano que quero viajar? Para te dar aquela ajuda, selecionamos os melhores lugares para viajar em cada mês de 2017.

Confira, e ajude-nos a fazer com que essa lista de destinos cresça. Deixe sua opinião de destinos nos comentários!

Janeiro

Rio de Janeiro (RJ) – Não que em outros meses do ano não seja interessante viajar para o Rio, mas é em janeiro que a cidade ganha ainda mais vida. A quantidade de atividades oferecidas em janeiro é relativamente maior que em outros períodos.

Apesar de ser alta temporada, a cidade não fica tão lotada já que os turistas se dividem em mais de 72 km de extensão de praias. A sugestão é assistir a um belo pôr do sol na Mureta da Urca ou na praia do Arpoador, que fica entre as praias de Copacabana e de Ipanema.

Rio de Janeiro - Pão de Açucar

Leia também:
Conheça as principais cidades históricas do Rio de Janeiro
10 lugares incríveis para viajar no verão

Fevereiro

Em fevereiro tem o que? Tem carnaval! E nada melhor do que viajar para um destino carnavalesco nesta época do ano.

São Paulo (SP) – Não se surpreenda! A “Terra da Garoa” vem ganhando a cada ano mais destaque no quesito folia. Isso porque os paulistanos estão colocando o bloco na rua com muito estilo e alegria. Com quase 500 blocos de carnaval nas ruas de São Paulo, a cidade tornou-se um excelente destino para curtir um carnaval mais barato, se comparado a outras capitais do país. Os blocos que têm destaque na programação são: Acadêmicos do Baixo Augusta, Ritaleena e Tô de Bowie.

Bloco To de Bowie, em São Paulo | Créditos: Helena Yoshioka

Quer conhecer outros destinos ideais para aproveitar o carnaval? Já escrevemos uma matéria com algumas dicas.

Março

O mês de março é sempre um bom momento para viajar pelo Brasil afora, afinal é quando começa o período de baixa temporada no turismo. Os turistas podem se beneficiar com descontos de até 50% em hospedagens e alimentação, além de contar com rodoviárias e estradas menos movimentadas.

Foz do Iguaçu (PR) – Com o calor mais ameno e as quedas d’águas exuberantes por conta das chuvas, a cidade, em especial o Parque das Cataratas do Iguaçu, torna-se um destino perfeito para viajar nessa época do ano. Sem contar que com a chegada da baixa temporada, os preços das diárias em hotéis caem em até 40% em Foz. O lugar é maravilhoso, tanto que já foi considerado inclusive Patrimônio Natural da Humanidade. Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais a cidade é considerada um dos melhores lugares para viajar em março.

Cataratas do Iguaçu

Abril

Gramado (RS) – Com temperaturas agradáveis em abril – nem frio nem calor, a cidade se revela como uma excelente opção de destino. Gramado não decepciona na recepção do turista. É considerada, inclusive, um dos melhores destinos de viagem do Brasil devido sua boa infraestrutura para receber os viajantes. Nesta época do ano, os valores dos hotéis também ficam mais acessíveis, já que a alta temporada da cidade é no inverno e no período natalino.

Lago Negro, em Gramado
Lago Negro, em Gramado

Maio

Chapada dos Veadeiros (GO) – Com o fim das chuvas, a vegetação do cerrado fica incrível e as cachoeiras mais seguras, já que durante o verão há o perigo de trombas d’água. Somente no município de Alto Paraíso, principal entrada para a Chapada, são mais de 120 cachoeiras catalogadas, além de trilhas para montanhas deslumbrantes, cânions, águas termais, etc. Para os mochileiros e amantes da natureza, é um destino perfeito para explorar as belezas naturais da região.

Aqui você pode ler um pouco mais sobre essa e outras chapadas do Brasil.

Junho

Campina Grande (PB) – Com a chegada do friozinho, as tão esperadas e tradicionais festas juninas são uma boa pedida no mês de junho. A maior festa de São João do Brasil acontece em Campina Grande, a uma hora e meia da capital de Paraíba, João Pessoa. É lá que você poderá aproveitar todas as atrações da grande festa, que chega a reunir cerca de 100 mil pessoas por noite. Uma boa oportunidade para se divertir com as quadrilhas e danças populares, além de se deliciar com os doces e comidas típicas das festas juninas.

Julho

Natal (RN) – Se comparado ao período de férias de janeiro, viajar para o Nordeste em julho pode ser vantajoso. Os preços não são tão altos e a procura também é menor. E a nossa sugestão de destino na região mais quente do país é Natal. É conhecida como a “Cidade do Sol”, pois quase todos os dias do ano há sol e céu azul. É um município com boa infraestrutura e que oferece muitas atrações ao turistas, sem contar as praias que ficam próximas a Natal como Canoa Quebrada, Pipa e Genipabu.

Mas se você prefere mesmo curtir o friozinho do inverno, selecionamos alguns destinos para você viajar.

Agosto

Nobres (MT) – Viajar na época de seca a Nobres, no centro-oeste brasileiro, é uma vantagem em comparação aos períodos chuvosos, que podem turvar as águas azuis e cristalinas das nascentes e dos rios. As atrações do lugar ficam concentradas no distrito de Nobres, chamado de Bom Jardim, situado a 65 km de distância da prefeitura municipal.

Há quem brinque que Nobres é considerado o primo pobre de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Isso porque a cidade também tem rios com águas de um tom azul-celeste e azul-turquesa, mas com preços mais camaradas que Bonito. Algumas das atrações do lugar são: Balneário Estivado, a Lagoa Salobão, o Reino Encantado (nome merecido, aliás), a Cachoeira da Serra Azul e a Lagoa das Araras.

Veja também:
Paraísos escondidos: 5 lugares pouco conhecidos para viajar no Brasil

Setembro

Brumadinho (MG) – Em setembro as chuvas ainda não são tão frequentes e o clima é muito agradável. Além disso, o mês tem feriado nacional, o que pode te ajudar na hora de planejar sua viagem. Brumadinho é uma cidade mineira ainda pouco explorada pelos turistas brasileiros, mas que pode te agradar muito. É em Brumadinho que fica o Instituto Inhotim, maior museu a céu aberto do mundo. A cidade também tem atrações para os amantes da natureza, como trilhas no Parque Estadual do Rola Moça e na Serra da Moeda.

Saiba como chegar ao Inhotim aqui.

Outubro

Litoral do Alagoas (AL) – Outubro ainda não é considerado alta temporada e conhecer as praias do litoral alagoano nesta época pode ser uma boa oportunidade. Primeiro porque as praias não costumam ficar tão lotadas quanto no verão e a possibilidade de encontrar mais hotéis disponíveis é maior. E o melhor: os preços ficam mais acessíveis nesta época do ano. Ao viajar para lá, não deixe de conhecer as praias de Maragogi, do Patacho, do Gunga e Barra de São Miguel. Um Paraíso do Brasil!

Novembro

Florianópolis (SC) – Não por acaso é conhecida como a “Ilha da Magia”. Floripa combina boa infraestrutura com belezas naturais exuberantes, como as encontradas na praia da Daniela e na Ilha do Campeche. A cidade tem pontos turísticos para solteiros que buscam badalação e locais que oferecem nada menos que sossego para turistas que viajam em família. Ir para lá em novembro pode ser uma excelente opção já que nesta época do ano a cidade ainda tem praias com areias tranquilas, sem muito movimento e filas.

Dezembro

Alter do Chão (PA) – Alter é uma aldeia de pescadores a 38 quilômetros de Santarém, a segunda maior cidade do Pará. Foi eleita recentemente uma das praias mais bonitas do Brasil pelo jornal inglês The Guardian, muito provavelmente pelas suas águas claras e areias branquinhas. Com o início do verão, este pode ser um destino incrível para curtir o último mês do ano com tranquilidade. Alter é pouco explorado pelos brasileiros, que ainda não descobriram as belezas do caribe amazônico.

Comprar passagem de ônibus