Melhores lugares para viajar em cada mês de 2018

Melhores lugares para viajar em cada mês de 2018

COMPARTILHAR
Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros

Atualizado em janeiro de 2018

O ano mal começou, mas você já deve estar pensando para onde vai viajar no próximo feriado ou folga que tiver. Espírito de viajante é assim, inquieto e sempre com vontade de conhecer mais um canto do país. Mas aí surge a dúvida: qual destino brasileiro é mais atrativo para a época do ano que quero viajar? Para te dar aquela ajuda, selecionamos os melhores lugares para viajar em cada mês de 2018.

Confira, e ajude-nos a fazer com que essa lista de destinos cresça. Deixe sua opinião de destinos nos comentários!

Janeiro

Rio de Janeiro (RJ) – Não que em outros meses do ano não seja interessante viajar para o Rio, mas é em janeiro que a cidade ganha ainda mais vida. A quantidade de atividades oferecidas em janeiro é relativamente maior que em outros períodos.

Apesar de ser alta temporada, a cidade não fica tão lotada já que os turistas se dividem em mais de 72 km de extensão de praias. A sugestão é assistir a um belo pôr do sol na Mureta da Urca ou na praia do Arpoador, que fica entre as praias de Copacabana e de Ipanema.

viajar em cada mês de 2018

Leia também:
Conheça as principais cidades históricas do Rio de Janeiro
10 lugares incríveis para viajar no verão

Fevereiro

Em fevereiro tem o que? Tem carnaval! E nada melhor do que viajar para um destino carnavalesco nesta época do ano.

São Paulo (SP) – Não se surpreenda! A “Terra da Garoa” vem ganhando a cada ano mais destaque no quesito folia. Isso porque os paulistanos estão colocando o bloco na rua com muito estilo e alegria. Com quase 500 blocos de carnaval nas ruas de São Paulo, a cidade tornou-se um excelente destino para curtir um carnaval mais barato, se comparado a outras capitais do país. Os blocos que têm destaque na programação são: Acadêmicos do Baixo Augusta, Ritaleena e Tô de Bowie.

viajar em cada mês de 2018
Bloco To de Bowie, em São Paulo | Créditos: Helena Yoshioka

Quer conhecer outros destinos ideais para aproveitar o carnaval? Já escrevemos uma matéria com algumas dicas.

Março

O mês de março é sempre um bom momento para viajar pelo Brasil afora, afinal é quando começa o período de baixa temporada no turismo. Os turistas podem se beneficiar com descontos de até 50% em hospedagens e alimentação, além de contar com rodoviárias e estradas menos movimentadas.

Foz do Iguaçu (PR) – Com o calor mais ameno e as quedas-d’águas exuberantes por conta das chuvas, a cidade, em especial o Parque das Cataratas do Iguaçu, torna-se um destino perfeito para viajar nessa época do ano. Sem contar que com a chegada da baixa temporada, os preços das diárias em hotéis caem em até 40% em Foz. O lugar é maravilhoso, tanto que já foi considerado inclusive Patrimônio Natural da Humanidade. Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais a cidade é considerada um dos melhores lugares para viajar em março.

Cataratas do Iguaçu, Melhores lugares para viajar em cada mês de 2017

Abril

Gramado (RS) – Com temperaturas agradáveis em abril – nem frio nem calor, a cidade se revela como uma excelente opção de destino. Gramado não decepciona na recepção do turista. É considerada, inclusive, um dos melhores destinos de viagem do Brasil devido sua boa infraestrutura para receber os viajantes. Nesta época do ano, os valores dos hotéis também ficam mais acessíveis, já que a alta temporada da cidade é no inverno e no período natalino.

Lago Negro, em Gramado, Melhores lugares para viajar em cada mês de 2017
Lago Negro, em Gramado

Maio

Chapada dos Veadeiros (GO) – Com o fim das chuvas, a vegetação do cerrado fica incrível e as cachoeiras mais seguras, já que durante o verão há o perigo de trombas d’água. Somente no município de Alto Paraíso, principal entrada para a Chapada, são mais de 120 cachoeiras catalogadas, além de trilhas para montanhas deslumbrantes, cânions, águas termais, etc. Para os mochileiros e amantes da natureza, é um destino perfeito para explorar as belezas naturais da região.

Chapada dos Veadeiros, Melhores lugares para viajar em cada mês de 2017

Aqui você pode ler um pouco mais sobre essa e outras chapadas do Brasil.

Junho

Campina Grande, Melhores lugares para viajar em cada mês de 2017

Campina Grande (PB) – Com a chegada do friozinho, as tão esperadas e tradicionais festas juninas são uma boa pedida no mês de junho. A maior festa de São João do Brasil acontece em Campina Grande, a uma hora e meia da capital de Paraíba, João Pessoa. É lá que você poderá aproveitar todas as atrações da grande festa, que chega a reunir cerca de 100 mil pessoas por noite. Uma boa oportunidade para se divertir com as quadrilhas e danças populares, além de se deliciar com os doces e comidas típicas das festas juninas.

Julho

Natal (RN) – Se comparado ao período de férias de janeiro, viajar para o Nordeste em julho pode ser vantajoso. Os preços não são tão altos e a procura também é menor. E a nossa sugestão de destino na região mais quente do país é Natal. É conhecida como a “Cidade do Sol”, pois quase todos os dias do ano há sol e céu azul. É um município com boa infraestrutura e que oferece muitas atrações ao turistas, sem contar as praias que ficam próximas a Natal como Canoa Quebrada, Pipa e Genipabu.

Natal, Melhores lugares para viajar em cada mês de 2017

Mas se você prefere mesmo curtir o friozinho do inverno, selecionamos alguns destinos para você viajar.

Agosto

viajar em cada mês de 2018

Nobres (MT) – Viajar na época de seca a Nobres, no centro-oeste brasileiro, é uma vantagem em comparação aos períodos chuvosos, que podem turvar as águas azuis e cristalinas das nascentes e dos rios. As atrações do lugar ficam concentradas no distrito de Nobres, chamado de Bom Jardim, situado a 65 km de distância da prefeitura municipal.

Há quem brinque que Nobres é considerado o primo pobre de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Isso porque a cidade também tem rios com águas de um tom azul-celeste e azul-turquesa, mas com preços mais camaradas que Bonito. Algumas das atrações do lugar são: Balneário Estivado, a Lagoa Salobão, o Reino Encantado (nome merecido, aliás), a Cachoeira da Serra Azul e a Lagoa das Araras.

Veja também:
Paraísos escondidos: 5 lugares pouco conhecidos para viajar no Brasil

Setembro

Inhotim, Melhores lugares para viajar em cada mês de 2017

Brumadinho (MG) – Em setembro as chuvas ainda não são tão frequentes e o clima é muito agradável. Além disso, o mês tem feriado nacional, o que pode te ajudar na hora de planejar sua viagem. Brumadinho é uma cidade mineira ainda pouco explorada pelos turistas brasileiros, mas que pode te agradar muito. É em Brumadinho que fica o Instituto Inhotim, maior museu a céu aberto do mundo. A cidade também tem atrações para os amantes da natureza, como trilhas no Parque Estadual do Rola Moça e na Serra da Moeda.

Outubro

viajar em cada mês de 2018

Litoral do Alagoas (AL) – Outubro ainda não é considerado alta temporada e conhecer as praias do litoral alagoano nesta época pode ser uma boa oportunidade. Primeiro porque as praias não costumam ficar tão lotadas quanto no verão e a possibilidade de encontrar mais hotéis disponíveis é maior. E o melhor: os preços ficam mais acessíveis nesta época do ano. Ao viajar para lá, não deixe de conhecer as praias de Maragogi, do Patacho, do Gunga e Barra de São Miguel. Um Paraíso do Brasil!

Novembro

viajar em cada mês de 2018

Florianópolis (SC) – Não por acaso é conhecida como a “Ilha da Magia”. Floripa combina boa infraestrutura com belezas naturais exuberantes, como as encontradas na praia da Daniela e na Ilha do Campeche. A cidade tem pontos turísticos para solteiros que buscam badalação e locais que oferecem nada menos que sossego para turistas que viajam em família. Ir para lá em novembro pode ser uma excelente opção já que nesta época do ano a cidade ainda tem praias com areias tranquilas, sem muito movimento e filas.

Dezembro

viajar em cada mês de 2018

Alter do Chão (PA) – Alter é uma aldeia de pescadores a 38 quilômetros de Santarém, a segunda maior cidade do Pará. Foi eleita recentemente uma das praias mais bonitas do Brasil pelo jornal inglês The Guardian, muito provavelmente pelas suas águas claras e areias branquinhas. Com o início do verão, este pode ser um destino incrível para curtir o último mês do ano com tranquilidade. Alter é pouco explorado pelos brasileiros, que ainda não descobriram as belezas do caribe amazônico.

Comprar passagem de ônibus