Turismo em Palmas: 3 lugares da capital que você precisa conhecer

Turismo em Palmas: 3 lugares da capital que você precisa conhecer

COMPARTILHAR

A mais nova capital do país, Palmas, reserva grandes surpresas ao viajante. Fundada em 1989, a cidade foi planejada do zero. Por isso, possui uma arquitetura inovadora, com avenidas largas e repletas de trabalhos paisagísticos. O destino oferece aos turistas praias de água doce e lugares incríveis para quem curte a natureza.

Quem arrumar as malas para turistar em Palmas pode aproveitar o conforto da frota de ônibus da Viação Xavante, que leva você até a capital de Tocantins. Além de Palmas, a empresa está presente em diversas cidades do Distrito Federal, de Goiás, do Mato Grosso e do Pará.

Para lhe ajudar no roteiro, listamos três lugares incríveis que você não pode deixar de conhecer em Palmas:

Praia da Graciosa

Como Palmas está longe do mar, as praias que fazem a alegria dos viajantes são de água doce. A Praia da Graciosa é a mais famosa delas e, assim como as outras, fica às margens do lago de 160 quilômetros de extensão da usina do Lajeado, a hidrelétrica construída para abastecer a cidade.

A Praia da Graciosa tem uma infraestrutura completa para receber os turistas: são 520 metros de orla, que comportam bares e restaurantes, quadras de esporte, píer e ainda uma vista maravilhosa para a Ponte da Amizade. A atração imperdível da praia é o pôr do sol visto de lá, que é de tirar o fôlego.

Taquaruçu

No quesito ecoturismo, as melhores atrações ficam no distrito de Taquaruçu, localizado a 30 quilômetros de Palmas. Com aproximadamente 80 atrativos catalogados, em sua maior parte cachoeiras, Taquaruçu está instalado em um vale de paisagens exuberantes, que oferecem piscinas naturais, cachoeiras e locais propícios para a prática de rapel.

Entre os destaques da região está a cachoeira do Roncador, que tem uma queda-d’água de 50 metros de altura. Com águas frias e cristalinas, a cachoeira é um dos lugares ideais para os turistas que vem a Palmas e que desejam fugir do clima quente e se refrescar.

Memorial Luis Carlos Prestes

Quando o assunto é cultura, o orgulho de Palmas é o Memorial Luis Carlos Prestes, projetado por nada menos que o arquiteto Oscar Niemeyer. O local foi inaugurado em outubro de 2001 e é uma homenagem à marcha feita pela Coluna Prestes.

O memorial conta com um acervo composto por documentos, fotos e objetos doados pela família de Prestes. Além disso, o espaço tem auditório, salão de exposições, sala para pesquisas e estudos.

Mais informações

Informações Turísticas
Catur (Centro de Atendimento ao Turista)
Tel: (63) 3218-5570

Rodoviária
Av. Hélio, 125, Palmas – TO
Tel: (63) 3228-5688

http://www.palmas.to.gov.br/

Conheça aqui as rotas da Viação Xavante para Palmas:

Água Boa (MT) → Palmas
Porto Alegre do Norte (MT) → Palmas 
Vila Rica (MT) → Palmas
Confresa (MT) → Palmas
Santana do Araguaia (PA) → Palmas

Comprar passagem de ônibus