9 praias do sudeste que todo brasileiro tem que conhecer

9 praias do sudeste que todo brasileiro tem que conhecer

COMPARTILHAR

O sudeste é a região mais populosa e urbanizada do país, então  compreende diferentes culturas e opções de lazer e negócios. Mas essa diversidade do local vai além desses aspectos e pode ser encontrada nas praias e belezas naturais. Por isso, listamos algumas praias do Sudeste com ambientes para os mais diversos estilos e intenções de viagem.

No Rio de Janeiro

Copacabana

Uma das praias do Sudeste mais agitadas, é ideal para quem quer, além de curtir o mar, conhecer pessoas, lugares e outras atrações da cidade hit de músicas populares e cenário de várias produções literárias, novelas e filmes do país. Sabe aquela famosa foto com a estátua de Carlos Drummond de Andrade? É em Copacabana que você vai tirar a sua!

Ipanema

Ipanema, Praias do Sudeste, Guichê Virtual
Praia de Ipanema, Rio de Janeiro, Brasil

Ipanema fica ao lado de Copacabana, mas o clima é bem diferente. Mais tranquila, com paisagens atraentes, areia clara, mar calmo e belas paisagens montanhescas! Ipanema conta com um maravilhoso pôr do sol e lugares estratégicos para assisti-lo.

Com um pouco de caminhada, é possível conhecer o Arpoador, ponto mais belo do local. Ipanema e Copacabana estão dentre as praias do Sudeste mais visitadas. São de muito fácil acesso a partir do centro do Rio, basta pegar o metrô.

Praia do Sudoeste

Um verdadeiro pedaço do paraíso escondido no Rio de Janeiro! Localizada em Arraial do Cabo, é uma praia deserta, com águas rasas e claras acompanhadas de uma magnífica paisagem. É ideal para descanso e contemplação. Outra vantagem é a possibilidade de visitar as outras praias do Sudeste maravilhosas que ficam em uma das regiões mais paradisíacas do Rio.

Itacoatiara

Itacoatiara, Praias do Sudeste, Guichê Virtual
Itacoatiara, Niterói, RJ | Foto: Banco de imagens

Para quem estiver no Centro do Rio de Janeiro, são menos de duas horas para chegar nessa pequena e aconchegante praia, localizada em Niterói, e ainda aproveitar um passeio de barca. Ao desembarcar no terminal das barcas, basta pegar um ônibus.

Privilegiada com montanhas e vasta vegetação, é um horizonte de paisagens marcantes. O local é preferência da juventude e dos surfistas e, por ser menos frequentada por turistas, tem a vantagem da limpeza e equilíbrio de pessoas no local.

Como chegar:

Para chegar na capital do Rio de Janeiro, você pode viajar de ônibus com as viações Pluma Internacional, Expresso União, Unida Mansur e Penha.

Onde ficar:

Para aproveitar ao máximo tudo o que o Rio de Janeiro oferece, o ideal é ficar na região central ou bairros próximos, como Santa Tereza e Botafogo. Com exceção do Arraial do Cabo e outras praias mais distantes, essas regiões dispõem de transporte e acessibilidade para as mais diversas praias da cidade.

No Espírito Santo

Praia da Costa

Praia da Costa, Praias do Sudeste, Guichê Virtual
Praia da Costa, Vila Velha, ES | Foto: Banco de imagens

Localizada em Vila Velha, a Praia da Costa tem areias claras, águas calmas e rasas, acompanhadas pela beleza dos corais. Nessa praia se encontra o monumental Farol de Santa Luzia! Características que a adicionam na lista das melhores praias do Sudeste.

Praia de Itaúnas

Ideal para quem gosta de caminhadas, aventuras e carrega pouca bagagem. Não muito distante de Conceição da Barra, que fica a 241km de Vitória, a Praia de Itaúnas vale a distância e a longa caminhada por belas dunas de areia fina.

A praia é muito frequentada por apreciadores do forró, mas também é um ótimo lugar para “caçadores de aventura” e belezas naturais, além de propícia ao descanso e ao retiro.

Praia do Morro

Praia do Morro, Praias do Sudeste, Guichê Virtual
Praia do Morro, Guarapari, ES | Foto: Banco de imagens

Praia mais visitada do litoral capixaba, típica dos roteiros familiares, a Praia do Morro fica localizada em Guarapari e oferece as delícias de uma praia associadas à praticidade. Essas características a tornam ideal para quem não abre mão do conforto e da facilidade de ter tudo por perto.

Como chegar:

A Viação Pretti faz viagens para cidades como Vitória e Vila Velha diariamente.

Onde ficar:

Ao contrário do Rio, no Espírito Santo as praias mais interessantes não são tão próximas à capital. Com exceção de Vila Velha, que fica próxima à Vitória, o ideal é se hospedar no local onde você pretende passar a maior parte do tempo.

No entanto, isso não precisa ser motivo para desânimo, em especial no caso da Praia de Itaúnas: é possível encontrar várias opções de pousadas, desde as mais luxuosas até acomodações mais simples e acessíveis, daquelas para quem quer mesmo aproveitar a natureza e não se incomoda muito com regalias.

Leia mais:

8 praias paradisíacas no Brasil
8 lugares pouco conhecidos para curtir o verão no Vale do Paraíba (SP)
10 cuidados na praia: tudo que você precisa saber

Em São Paulo

Baía de Castelhanos

Baía dos Castelhanos, Praias do Sudeste, Guichê Virtual
Baía dos Castelhanos, Ilhabela, SP | Foto: Banco de imagens

Essa praia oferece um universo de possibilidades em experiências na natureza, aventuras e belas paisagens. Localizada em Ilhabela, a Baía de Castelhanos costuma receber visitas de golfinhos, é boa para surfe, tem dois rios e uma bela trilha na mata que possibilita vistar a Cachoeira do Gato. Que tal variar no passeio para a praia e partir para a aventura?

Cidade Ocian

Apesar do nome, Cidade Ocian é uma praia conhecida pela particularidade de ter um intenso comércio ambulante e artesanal nas feirinhas do final de semana.

Localizada em Praia Grande, também possibilita acesso a outras belas praias como Balneário Flórida, Vila Caiçara e Vila Mirim. Também oferece colônias de férias e é ideal para quem quer um passeio mais planejado.

Como chegar:

A Viação Breda faz viagens para Praia Grande saindo de São Paulo e vários outras cidades do Estado.

Onde ficar:

Praia Grande fica próxima a Santos, o que amplia as possibilidades de hospedagem, além da oportunidade de conhecer outros locais interessantes e praias da região.

Já para quem preferir mergulhar nas belezas de Ilhabela, o ideal é se hospedar mesmo no local. Nesse caso, a região é ampla e sem muitas opções de transporte, então fique atento em se acomodar próximo ao local que desejar aproveitar mais.

Dica

Agora que você já conhece algumas maravilhas do sudeste, vai a última dica: além dos prazeres do destino de chegada, o trajeto entre as praias do Sudeste oferece paisagens exuberantes e perspectivas surpreendentes da diversidade cultural da região. Para apreciar toda essa beleza, não há meio de transporte melhor do que o ônibus!

***

Comente aqui qual foi o trajeto mais surpreendente que já conheceu e inspire outros apaixonados por viagens a conhecerem essas maravilhosas praias da região!

Comprar passagem de ônibus