Quais as diferenças entre os tipos de ônibus de viagem?

Quais as diferenças entre os tipos de ônibus de viagem?

COMPARTILHAR

Na hora de escolher a passagem de ônibus, muitas dúvidas passam pela cabeça das pessoas. Ainda mais quando as empresas oferecem diversos tipos de ônibus de viagem, como o convencional, o executivo e semileito e o leito. Será que vale a pena pagar um pouco a mais para ter mais conforto? Muitos fatores devem ser levados em consideração, além do preço da passagem, como a duração da viagem, quem você está levando para viajar junto e até mesmo o seu tamanho. Mas antes de mais nada, você sabe exatamente quais são as categorias de ônibus? As características de cada classe variam um pouco de empresa para empresa, mas a seguir você entenderá melhor as principais diferenças entre elas. Acompanhe!

Ônibus convencional

Esta é a categoria básica do transporte, mais indicada para viagens de curta duração. Não costuma oferecer serviços extras e o ônibus tem cerca de 50 lugares, em poltronas com pouca inclinação. Alguns contam com ar-condicionado e o banheiro é obrigatório apenas em viagens com duração maior que 3 horas.

Ônibus executivo

Também chamados de semileito, esses tipos de ônibus de viagem possuem um número menor de poltronas, que não costuma ultrapassar a 46 lugares, oferecendo um espaço mais amplo para os assentos, poltronas com reclináveis e o apoio para pernas. Além do ar-condicionado, banheiro e frigobar com água, algumas empresas oferecem travesseiros e mantas higienizadas, TV e até um lanche.

Ônibus leito

Se você quer conforto de verdade, vá de ônibus leito. Além de todas as comodidades e serviços que a categoria executiva oferece, esses ônibus contam com uma inclinação ainda maior das poltronas e assentos mais largos. Eles viram verdadeiras camas e são ideais para viagens de longa duração e também para transportar crianças e idosos, que precisam de cuidados especiais. Alguns mimos que as empresas costumam oferecer são frigobar com café e outros lanches, revistas de bordo, TV com DVD, fones de ouvido individuais para ouvir música, banheiro com isolamento acústico e excelente acabamento interno. Rede wireless e sala de jogos também ajudam a passar o tempo de um jeito mais divertido. Eles levam menos passageiros e possuem por volta de 36 lugares, mas existem também os ônibus de dois andares, onde geralmente é oferecido o serviço de semileito no andar de baixo e leito no andar de cima. O preço da passagem é mais elevado, mas não há dúvidas que viajar em um ônibus assim é uma experiência muito mais prazerosa e os passageiros chegam bem mais descansados em seu destino.

Esses são os principais tipos de ônibus de viagem que rodam por aí, e agora que você conhece mais sobre as categorias que existem, esperamos que fique mais fácil fazer sua escolha. Mas seja qual for a sua opção, sempre é possível viajar com mais conforto, por isso recomendamos mais uma vez a leitura de nossas dicas para sobreviver em qualquer viagem.

Já escolheu em qual tipo de ônibus fará o seu próximo passeio? Conte para nós aqui nos comentários. Desejamos uma boa viagem!

Comprar passagem de ônibus