Roteiro de final de semana: 3 viagens de bate e volta saindo...

Roteiro de final de semana: 3 viagens de bate e volta saindo de São Luís

COMPARTILHAR

Sendo você morador de São Luís, ou estando na cidade apenas por trabalho ou turismo, uma coisa certa: não vale deixar de visitar o entorno da cidade para conhecer mais do Maranhão e explorar melhor o nosso país. Muitas são as possibilidades de lugares para se visitar na região, e você não pode perder.

Continue lendo e descubra 3 roteiros de final de semana de bate e volta saindo da cidade, que duram menos de um dia, mas rendem ótimas recordações!

Lençóis Maranhenses

Você com certeza já ouviu falar dos Lençóis Maranhenses. Esse é um dos destinos brasileiros mais procurados, tanto por nós quanto por estrangeiros — e com razão! A região, que se divide entre as cidades de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão, conta com um bioma de mangue e dunas muito bem preservado, sendo um espetáculo aos olhos de quem visita. Lá está o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que pode ser um dos destinos partindo de São Luís para quem quer conhecer melhor os ecossistemas do país, além de comer bem e relaxar.

A viagem de São Luís até Barreirinhas, cidade sede do parque, é de 260km, ou seja, cerca de 4h de ônibus. Acorde bem cedinho, leve a família toda e não se esqueça dos seus chinelos, roupa de banho, toalha, protetor solar e uma muda de roupa, porque você vai querer nadar nas belas formações de lagoas entre as dunas — principalmente nas mais famosas, Lagoa Azul e Lagoa dos Peixes. Para os amantes da natureza e da fotografia, diversas trilhas de belíssimas paisagens naturais também podem ser feitas. Depois do passeio, volte para Barreirinhas para almoçar (uma dica é o restaurante Porto Preguiças) e logo você estará em São Luís novamente.

Barreirinhas

A cidade sede do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses também vale a pena de se conhecer, mesmo que não seja necessariamente para visitar o parque. Em Barreirinhas, você pode passear pelas diversas feiras de artesanato, conhecer um pouco mais sobre a cultura maranhense e, ainda, comer nos variados restaurantes existentes pela região. O plano deve ser basicamente o mesmo do que foi citado acima: sair bem cedo de casa, já que são 4h de viagem.

Outro passeio de se encantar que fica pela cidade é o Rio Preguiças. Cercado de buritis, que fazem parte da vegetação local e compõe a paisagem, passear pelo rio de barco é uma experiência única para quem está no Maranhão. Não deixe de visitá-lo para ver um pouquinho mais dos manguezais da região e voltar para casa com lindas fotos do seu roteiro de final de semana.

Alcântara

Outra ótima opção para se conhecer ao redor de São Luís é a cidadezinha histórica de Alcântara. Em apenas 1h30, saindo da capital via barco, você chega nesse pequeno aglomerado de história e cultura. Por ser uma viagem mais curta, você pode sair um pouco mais tarde de casa ou do hotel, o que é uma vantagem para quem quer fazer algo mais tranquilo, ou que tem menos tempo para um bate e volta.

São diversos os programas que você pode fazer por lá. O simples ato de andar pelas ruas já é um passeio imperdível pela arquitetura das casa, todas num mesmo padrão e muito coloridas. A Igreja do Carmo é um ponto que deve ser visitado, por ser a mais bonita e importante na região. A cidade é recheada de história: ela já foi uma das mais importantes do Maranhão, mas, depois da abolição da escravatura, restaram poucas coisas. A história fica em cada esquina de Alcântara, e você pode experimentá-la, também, provando o Doce de Espécie, uma iguaria com sabor de coco herdada dos portugueses.

Já está louco para fazer esses roteiros de final de semana ao redor de São Luís? Gostou das nossas dicas? Comente contando para gente qual dos passeios você gostou mais e qual pretende fazer!