6 serras brasileiras para conhecer antes de morrer

6 serras brasileiras para conhecer antes de morrer

COMPARTILHAR
Serras brasileiras, Serra do Rio do Rastro
Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina.

Assim como as praias, cerrados e florestas, as serras brasileiras também têm seu encanto particular. Elas tem vegetação, fauna e climas completamente diferentes dos encontrados em outros locais do país. As cidades que ficam nos caminhos das mais diversas serras brasileiras têm o seu charme e atraem cada vez mais turistas.

Se você ficou interessado em conhecer mais sobre essas regiões do Brasil, preparamos uma lista das 6 serras brasileiras que todo mundo deveria conhecer! Confira e arrume as malas!

Serra Carioca

Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Serras brasileiras, Guichê Virtual
Parque Nacional da Serra dos Órgãos | Foto: Banco de imagens

Quem pensa que o Rio de Janeiro é procurado apenas por suas praias e seu clima de verão se engana! As serras cariocas têm conquistado boa parte dos turistas brasileiros, que, ao contrário dos gringos, já pensam em fugir um pouco do agito do litoral do Rio.

Se você vai subir as serras cariocas, não pode deixar de visitar cidades como Petrópolis, Teresópolis e Mauá. Elas combinam o clima mais fresco da região com uma viagem no tempo, já que são ricas em construções antigas, levantadas ainda na época da colonização portuguesa. Aproveite para conhecer as cidades históricas do Rio de Janeiro.

Serra Gaúcha

Parque do Caracol, Serras brasileiras, Guichê Virtual
Parque do Caracol, em Canela | Foto: Banco de imagens

A serra gaúcha já é um destino popular, procurado por brasileiros e estrangeiros que optam por visitar o sul do país. A principal característica da região é o frio, que predomina em boa parte do ano. Assim, transforma a serra gaúcha em um lugar perfeito para a produção de vinhos e outros alimentos tradicionais de locais mais frios.

Para quem quer curte um clima mais ameno, saborear boas taças de vinho e comer muito bem, vale a vista as duas cidades tradicionais da serra gaúcha: Gramado e Canela. Essas cidades vão proporcionar o que essa região tem de melhor.

Você pode chegar em Gramado em uma viagem de ônibus com a empresa Viasul.

Porém, se você preferir praia, o Sul também tem cada uma mais linda que a outra. Veja aqui!

Serra Catarinense

Serra do Rio do Rastro, Serras brasileiras, Guichê Virtual
Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller | Foto: Banco de imagens

Das serras brasileiras dessa lista, a serra catarinense é um dos destinos que têm ganhado bastante atenção. A região é considerada ainda mais fria do que a serra gaúcha e também mais exótica.

Lá, o interessante é ir parando nas pequenas cidades e vilas formadas ao longo da estrada da serra e saborear a culinária local,  além de saborosos vinhos!

Leia também:

O Mar de Minas: aproveite Capitólio em um roteiro de dois dias
Passagem para estudantes: descontos em viagens de ônibus
Presidente Figueiredo: a terra das cachoeiras fica no Amazonas

Serra da Mantiqueira

Parque Nacional Itatiaia, Serras brasileiras, Guichê Virtual
Pico das Agulhas Negras, no Parque Nacional Itatiaia | Foto: Banco de imagens

A Serra da Mantiqueira é uma cadeia montanhosa que se estende por três importantes estados do país: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Quem opta por fazer todo o trajeto dessa serra, que tem sua fauna e flora preservada pelo Governo Federal, vai passar por três grandes regiões imperdíveis: Campos do Jordão (SP), o Parque Nacional de Itatiaia (MG e RJ) e o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (MG).

Para quem gosta de um pouco mais de aventura, porém curtindo um bom clima de serra, a visita ao roteiro da Mantiqueira é imperdível!​

Serras Mineiras

Parque da Serra do Cipó, Serras brasileiras, Guichê Virtual
Parque da Serra do Cipó | Foto: Banco de imagens

Falar de serras brasileiras sem citar as tradicionais serras mineiras é como falar de praias e nunca mencionar o Rio de Janeiro ou o Nordeste do país.

Minas Gerais é a terra das belas montanhas e regiões serranas tradicionais. Quem opta em visitar essa região vai poder explorar cidades como Ouro Preto e Tiradentes, além de conhecer destinos inesquecíveis como o Parque da Serra do Cipó. Tudo isso sempre usufruindo de uma culinária de encher os olhos (e é claro, o estômago).

Serras Capixabas

Pedra Azul, Serras brasileiras, Guichê Virtual
Vista da Pedra Azul | Foto: Banco de imagens

Quem disse que o Espirito Santo também não tem sua serra imperdível para visitar? O estado tem ganhado a atenção de muitas pessoas que querem fugir do turismo tradicional e conhecer mais da cultura brasileira.

A serra capixaba, além de ser cercada por um belo litoral, também apresenta formações rochosas só encontradas nessa região e muitas pequenas cidades do interior pouco exploradas pelos turistas, o que resulta em ótimos preços para hospedagem, transporte e alimentação. A região serrana do Espírito Santo também conta com uma culinária vasta, com muita influência europeia e litorânea. Vale a pena conferir!

***

Você já conheceu alguma dessas serras brasileiras? Conte para a gente!

Comprar passagem de ônibus