Viagem de ônibus para Santos: 4 passeios imperdíveis

Viagem de ônibus para Santos: 4 passeios imperdíveis

COMPARTILHAR

Por André Luiz Teles*

Toda viagem é boa, mas existem aquelas que são inesquecíveis. A viagem que fiz de ônibus para Santos foi uma dessas inesquecíveis para mim! É uma cidade que traz uma paz que em muitos lugares você não encontra; que traz história, mas que ao mesmo tempo é considerada um dos destinos mais importantes para a economia atual do país, afinal possui o maior porto da América do Sul. A cidade é cheia de pontos turísticos, que chega a ser quase impossível de visitar todos. Porém, tenha certeza: seja qual for seu roteiro, Santos não irá te decepcionar.  

O caminho até a cidade já tem suas belezas. Viajei para lá de ônibus com a empresa Expresso Luxo. Saí de São Paulo e, ao longo do percurso, eu e minha namorada passamos pela serra de Santos, onde a mata atlântica ainda está conservada, dando lugar também a vistas maravilhosas das praias e de alguns rios. A minha vontade era de pedir para o motorista parar para que eu pudesse fotografar aquela pintura em forma de realidade.

Expresso Luxo, Ônibus São Paulo para Santos

Chegando em nosso destino, o clima de praia já foi percebido. Logo sentimos aquela paz que eu mencionei no início do texto! Desembarcamos no terminal rodoviário de Santos, que fica bem próximo de onde iríamos nos hospedar: no Santos Hostel (o qual eu indico!)

Depois de uma passada rápida no hostel, nós só queríamos sair para explorar a cidade. Estávamos com um mapa em mãos e isso já foi o bastante para nos orientarmos por Santos. Aliás, depois de andar um pouco pelas ruas, já ficou fácil até de dar informação a outros turistas que estavam perdidos. Por isso, fique tranquilo! Dá tranquilamente para viajar de ônibus para Santos e fazer os passeios pela cidade a pé.

Outra opção, bastante atrativa e também barata, assim como rápida, é visitar os lugares de bicicleta. Ao longo de toda a orla da cidade é possível encontrar pontos onde você consegue alugar bicicletas por preços acessíveis. No hostel em que ficamos também há bicicletas para locação!

Leia também:
Passagem para estudantes: descontos em viagens de ônibus
As 10 melhores praias de São Paulo

Passei apenas um final de semana em Santos, e abaixo listei alguns dos passeios que fiz e indico para você. É uma viagem barata e que pode ser feita com facilidade por paulistas e paulistanos, graças à proximidade.

1 – Faça um passeio pelo jardim de Santos

Jardim de Santos, Ônibus para Santos
Jardim de Santos, Ônibus para Santos

Santos tem o maior jardim de orla do mundo. Em 2000, o jardim de Santos, um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade, entrou para o Guinness Book of Records, o livro dos recordes. O motivo? O lugar tem  5.335m de comprimento e largura entre 45 e 50m, um total de 218.800 mil metros quadrados.

Não só pelo título, mas também pela beleza, o jardim merece sua visita! O lugar tem cerca de 900 canteiros de plantas e mais de 1700 árvores. Impressionante! Você pode caminhar ao longo desse percurso dividindo o olhar entre a própria beleza do jardim com a grandeza do mar. Um passeio gratuito e incrível!

2 – Conheça as belezas do mar de Santos em um passeio de escuna

Passeio de Escuna em Santos

Se puder, faça um passeio de escuna em Santos. Por R$ 30 você poderá conhecer algumas praias escondidas da cidade, que só é possível ter acesso pelo mar; dar um mergulho e até visitar uma parte do litoral de Guarujá.

No passeio, também chegamos bem perto das embarcações gigantes que ficam atracadas no porto de Santos. Uma ótima experiência! O passeio tem um total de 1h30 e pode ser contratado em quiosques de agências de turismo que estão por toda a orla de Santos.

3 – Visite o Aquário Municipal de Santos

No Aquário Municipal de Santos, um dos primeiros a ser criado no Brasil, você vai encontrar diversas espécies de peixes. O aquário também exibe desde tartarugas a tubarões lixa, de raias a pinguins (que nem mastigam as comidas de tão esfomeados que são) e ainda um leão marinho todo preguiçoso.

Vale a pena! É um passeio barato que pode ser feito em família ou em casal, como eu fiz. O ingresso custa R$ 5, mas se você for estudante paga meia. Já para menores de 12 anos e maiores de 60 anos a entrada é gratuita.

O lugar é aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos finais de semana e feriados, das 9h às 20h.

Endereço:
Av. Bartolomeu de Gusmão, s/n (Praça Ver. Luiz La Scalla)
Ponta da Praia – Santos.

4 – Conheça as praias (indispensável!)

Praia do Boqueirão, em Santos
Praia do Boqueira, Santos

Eu conheci a Praia do Boqueirão, que tem mais de 600 metros de areia e uma ótima infraestrutura para receber os turistas. Além disso, recomendo uma visita na feirinha de artesanato da praia, que ocorre aos finais de semana e que pode ser um ótimo lugar para comprar lembrancinhas para a família. A praia do Boqueirão fica entre o canal 3 e 4.

Também visitei a Praia do Gonzaga, que também indico! É uma praia badalada, com muitos restaurantes e bares à sua volta. Aproveite as duchas que ficam distribuídas pela orla, elas são gratuitas.

Outros passeios que recomendo:

Onde ficar?

Santos Hostel, ônibus para Santos

Fiquei hospedado no Santos Hostel, um dos melhores albergues da cidade. É um lugar que foi projetado para que as pessoas hospedadas se conheçam e façam amizades. O hostel tem mesa de sinuca, terraço amplo, quartos coletivos e individuais também.

O local fica próximo à praia e oferece bicicletas para locação. É um meio de transporte barato e muito prático, como eu já falei acima.

Endereço:
Rua Barão de Paranapiacaba, 22
Santos – SP

Contato:
[email protected]

Como chegar em Santos de ônibus

Fiz a viagem de ônibus para Santos e recomendo!

Expresso Luxo, Ônibus de São Paulo para Santos

Fui de São Paulo para lá de ônibus pela Expresso Luxo. A empresa tem ônibus diariamente para lá com saídas do Terminal Jabaquara e do aeroporto de Congonhas, ambos em São Paulo.

São Paulo x Santos
Congonhas x Santos


* André é estudante de psicologia e adora viajar. Foi convidado pelo Guichê Virtual para escrever sobre a viagem que fez de ônibus para Santos. Gostou tanto da experiência que já quer repetir a dose.

Comprar passagem de ônibus