7 dicas para viajar sem estourar o orçamento

7 dicas para viajar sem estourar o orçamento

COMPARTILHAR
Orçamento, Guichê Virtual

Viajar e conhecer novos lugares e culturas é muito prazeroso, mas, em geral, custa muito dinheiro. E nem sempre é possível fazer a tão sonhada viagem sem estourar o orçamento. Será mesmo? Veja 7 dicas para poupar gastos desnecessários e economizar dinheiro na viagem.

Tenha em mente que, se você tiver um bom planejamento, qualquer viagem dos sonhos vai se tornar viável e mais proveitosa. Sem que você estoure o seu orçamento nos meses posteriores ao passeio.

1 – Faça um planejamento de sua viagem

Vale a pena traçar roteiros prévios, mesmo que alguns pontos turísticos ou de visitação sejam mudados depois. Isso vai lhe dar uma ideia de quanto você e sua família vão consumir com os passeios e traslados.

Além disso, você poderá saber, com antecedência, os preços de passagens e hotéis, podendo aproveitar promoções. Lembre-se de comprar as passagens e de reservar sua estadia com antecedência, pois isso pode lhe dar a opção de pagar à vista e ter alguma redução no preço.

2 – Pesquise as possíveis despesas da viagem

Com a internet é possível pesquisar a média de preços das refeições, transportes e até de alguns passeios que você vai fazer na cidade para onde está viajando. Você pode checar os valores nos próprios sites dos locais ou mesmo em blogs e páginas pessoais de pessoas que já viajaram ou moram lá. Com isso, haverá como projetar os gastos diários e manter o orçamento.

3 – Veja se os pacotes das agências estão mais em conta

Algumas agências de turismo oferecem pacotes bem interessantes para os viajantes. Tudo vai depender da temporada e dos convênios que ela tiver. Há vantagens que podem ser obtidas em relação a hotéis e albergues, descontos em locadoras de veículos, ingressos para museus, parques e shows. Ou seja, isso poderá significar uma relevante economia em seu bolso, antes mesmo de sair de casa para viajar.

4 – Leve a roupa certa para seu destino

É essencial verificar o clima de seu local de destino para o período em que vai ficar lá. Isso vai evitar com que mais roupas sejam compradas, caso esteja mais quente ou muito mais frio do que era esperado. Não gaste dinheiro à toa com aquilo que você pode evitar.

5 – Não ative o roaming do seu celular

Opte por falar com amigos e familiares quando estiver em uma área que haja cobertura Wi-Fi. O uso de roaming na viagem vai encarecer bastante sua conta do serviço. Evite surpresas desagradáveis no final do mês, quando já tiver retornado do passeio.

6 – Não consuma no hotel

Normalmente, os produtos disponibilizados no frigobar ou restaurante do hotel são mais caros. Portanto, prefira comprar os alimentos nos supermercados e mercearias, a fim de comer no quarto ou coma nos restaurantes onde os locais também comem.

7 – Tome cuidado na hora de comprar lembrancinhas e souvenires

É esperado,e muito válido, que se tragam lembrancinhas de viagem para os parentes e amigos mais chegados. Mas devemos tomar cuidado para não comprar um excesso de presentes que sejam pouco úteis ou até pesem na bagagem quando retornar.

Pense bem no que vai dar para cada pessoa e não corra o risco de gastar mais dinheiro do que deveria e, talvez, ter que pagar taxa de excesso de bagagem na rodoviária ou aeroporto.

***

Viajar sem estourar o orçamento é possível, basta se planejar! Tem mais alguma dica para dar? Envie um e-mail para [email protected]

Comprar passagem de ônibus