Atendimento - Seg. a Sáb. 9h às 21h (11) 2626-9632

Cuiabá

Cuiabá

Capital do Mato Grosso, que é conhecido em todo o país pelas riquezas naturais do Pantanal, Cuiabá encanta aos turistas que a visitam por reunir as atrações de uma metrópole com o clima acolhedor e hospitaleiro de um cidade menor. Pensando nos visitantes que planejam uma viagem para a região, listamos logo abaixo as principais dicas gastronômicas e também sobre o clima e a infra-estrutura de Cuiabá.

Qual a melhor época para ir? 

Quente durante grande parte do ano, a cidade de Cuiabá tem um período de seca entre os meses de maio e setembro, sendo assim a época mais indicada para os turistas que não desejam correr o risco de enfrentar chuvas fortes durante o final de tarde. Portanto, na hora de arrumar as malas, a dica é dar preferência para roupas leves e não esquecer de levar óculos escuro e protetor solar.

Culinária típica da região 

Os principais pratos típicos de Cuiabá envolvem peixes que são comuns no estado, como por exemplo o pintado à milanesa e a costela de pacu frita. Como acompanhamento, o mais indicado é pedir outras comidas bem características da região, como o pirão e a farofa de banana, que costumam agradar bastante os clientes. Por último, como sobremesa, os turistas que visitam a cidade não podem deixar de degustar o furrundu, um doce muito tradicional em Cuiabá, feito com mamão verde ralado na hora e melado de cana.

Conhecendo mais sobre a cidade 

O maior evento festivo de Cuiabá é a Festa de São Benedito, que acontece anualmente no primeiro domingo do mês de julho. A festa, que é considerada uma das mais importantes do centro-oeste brasileiro, dura por três dias e é marcada por celebrações e atividades culturais e religiosas, que são responsáveis por movimentar a economia e o turismo da cidade. Desse modo, os turistas que desejam conhecer mais sobre a cultura local e adquirir experiências enriquecedoras podem marcar a viagem para esse período do ano.

Meios de transporte e o trânsito em Cuiabá 

Ao contrário do que acontece em grande parte das capitais brasileiras, o trânsito de Cuiabá ainda é relativamente tranquilo e não causa problemas para os turistas que visitam a cidade. De todo modo, é recomendável evitar os horários que vão das 7:00 as 9:00 e entre 17:30 e 19:30, período no qual o fluxo de veículos se torna mais intenso. Já em relação aos meios de transporte, os visitantes que priorizarem o conforto podem alugar um carro na cidade ou utilizar serviços de táxi em horários em que não houver trânsito. Para os que quiserem gastar menos, o ônibus e o trem são boas opções, bastando apenas ter o cuidado de escolher horários em que não esteja muito calor.

Bancos 

Os turistas que visitam Cuiabá não precisam se preocupar em relação a esse assunto pois os principais bancos do país estão presentes na cidade. Além de ter instituições bancárias e caixas eletrônicos espalhados pelas ruas, shoppings e galerias do município, grande parte dos restaurantes e estabelecimentos em geral de Cuiabá aceitam cartões de crédito e débito, facilitando a vida dos turistas que precisarem utilizar formas variadas de pagamento.