Atendimento - Seg. a Sáb. 9h às 21h (11) 2626-9632

Cuiabá

Cuiabá

Consulte os horários dos ônibus aqui

Capital do Mato Grosso, a cidade de Cuiabá está entre as mais visitadas do centro-oeste brasileiro, pois além de ter ótimas atrações e dezenas de opções turísticas, ela ainda possui um clima agradável e uma imensa riqueza ecológica. Para os turistas que planejam visitar a região e ainda não conhecem muito sobre a cidade, preparamos logo abaixo um guia completo com os melhores pontos turísticos de Cuiabá.

Parque Mãe Bonifácia 

Principal parque urbano de Cuiabá, o local ocupa uma área de cerca de 77 hectares e está localizado na Avenida Miguel Sutil. Nele, os visitantes podem apreciar centenas de espécies típicas da flora e da fauna matogrossense, como por exemplo, os saguis, que circulam livremente pelo parque e fazem a alegria da criançada. Entre as atividades oferecidas pelo Parque Mãe Bonifácia estão cinco trilhas diferentes, um centro de educação ambiental e um mirante com uma linda vista do lugar.

Museu de Pré-História Casa Dom Aquino 

Localizado em um dos prédios mais antigos da cidade, o qual é considerado Patrimônio Histórico do estado do Mato Grosso, o Museu de Pré-História é um dos lugares mais interessantes do país para quem se interessa por arqueologia e paleontologia. Nele, os turistas podem observar várias exposições de fósseis de dinossauros encontrados no estado e também dezenas de artefatos milenares produzidos pelos homens da pré-história, como objetos de cerâmica e lanças arcaicas. Portanto, esse é um dos programas culturais imperdíveis para quem está conhecendo a cidade.

Horto Florestal Tote Garcia 

Inaugurado em 1953, o Horto de Cuiabá localiza-se na região sul da cidade, as margens do rio Coxipó, sendo assim um ambiente bastante tranquilo e pacífico para realizar passeios e se aproximar da natureza. Nele, é possível encontrar um belo viveiro de mudas com diversas espécies diferentes de flores típicas do Mato Grosso. Além disso, o local possui um bosque formado por uma área florestal protegida, com várias espécies nativas raras, uma boa oportunidade para quem gosta de plantas e deseja conhecer mais sobre o tema.

Igreja do Rosário e São Benedito 

Um dos principais marcos da fundação de Cuiabá, a Igreja do Rosário e São Benedito foi construída em meados do século XVIII, durante o período em que a exploração do ouro impulsionava o crescimento da região. Sua fachada segue o estilo da arquitetura colonial brasileira, com grande riqueza de detalhes e resquícios do estilo barroco. Atualmente, ela é tombada como patrimônio pelo IPHAN e é sede da maior festa religioso do Mato Grosso, a Festa de São Benedito, o que faz desse local uma parada obrigatória para quem está de viagem marcada para Cuiabá.

Centro Histórico 

Principal cartão postal para o turismo na cidade, o Centro Histórico de Cuiabá é um marco importante da história do estado e um dos pontos turísticos que mais recebem visitantes anualmente. Ele foi construído próximo as minas de ouro que foram descobertas na cidade ainda no século XVIII, e é formado por ruas estreitas repletas de grandes casarões e de monumentos bastante conhecidos em Cuiabá como por exemplo, o Arsenal da Guerra e o Casarão do Tesouro. Tudo isso faz do Centro Histórico um passeio memorável, ideal para se tirar fotos e guardar recordações da viagem.