Atendimento - Seg. a Sáb. 9h às 21h (11) 2626-9632

Curitiba

Curitiba

Consulte os horários dos ônibus aqui

Curitiba é uma das capitais mais bonitas do Brasil. É conhecida pela oferta de bons restaurantes, pela ampla área verde, pela vida noturna, e claro, pela estufa transparente do Jardim Botânico. Sede de partidas das Copa do Mundo na Arena da Baixada, da Universidade Federal do Paraná e lar dos rivais Atlético e Coxa, é uma das cidades mais queridas dos brasileiros. É também a capital mais fria (o termômetro pode cair abaixo dos 0 ºC) e, apesar de não ter praia, fica pertinho do litoral e da Ilha do Mel. Confira os prós e contras de cada opção para chegar à capital paranaense e quais empresas fazem o trajeto de ônibus para Curitiba.

Indo de avião a Curitiba

Pouca gente sabe que a capital do Paraná tem um pequeno aeroporto de fato em seu território, o Bacacheri. É que em 1997 a Infraero transferiu a aviação regional para o Aeroporto Afonso Pena, que na verdade fica no município de São José dos Pinhais, a 18 quilômetros do centro curitibano. No Bacacheri hoje só operam empresas de táxi-aéreo: o grosso dos turistas (e dos curitibanos) chega pelo Afonso Pena. Este aeroporto é internacional e sofreu reformas para a Copa do Mundo. Como o táxi do aeroporto ao centro fica uns 50 reais, você pode de lá pegar um ônibus executivo (por cerca de 8 reais) ou um “ligeirinho”, o famoso ônibus comum de Curitiba. Saem ônibus a cada dez minutos, que fazem paradas na rodoferroviária, próxima à maior parte dos hotéis e também de onde saem ônibus interestaduais.

Viajando a Curitiba de carro

Ir para Curitiba de carro pode ser uma boa pedida para quem vai fazer um roteiro comprido pelo Paraná – por exemplo, Foz do Iguaçu, Curitiba, Lapa, Tibagi, Ponta Grossa, Morretes e Paranaguá. Mas para a capital mesmo não é a melhor escolha. Com ampla área verde e grande oferta de transporte público, Curitiba é melhor explorada e curtida a pé. De qualquer forma, para quem vai de carro os acessos são os seguintes: para quem vem de São Paulo ou Porto Alegre, a BR-116; para quem parte do litoral ou de Foz do Iguaçu, a BR-277; e quem vem de Ponta Grossa ou Joinville pega a BR-376.

Ir de ônibus para Curitiba

São várias as vantagens de ir de ônibus para Curitiba. A primeira é que você chega na rodoferroviária, bem no centro da cidade, próxima aos hotéis e pontos turísticos. Você pode começar sua viagem ou descansar imediatamente, sem precisar enfrentar o trânsito na saída da cidade ou fazer uma segunda viagem de 18 quilômetros a partir do aeroporto. A segunda vantagem é que você não precisa se preocupar com estacionar o carro. E ainda aproveita melhor a cidade, como um curitibano típico, andando a pé e usando os corredores exclusivos de ônibus, em vez de ter uma experiência artificial.

Curitiba é bem servida de linhas interestaduais de ônibus. De São Paulo partem Cometa e Itapermirim. Quem vem do Rio pode escolher entre Itapemirim ou Penha. A ligação com Porto Alegre é servida pelas empresas Penha e Pluma. E de BH sai um ônibus diário pela Cometa.