Atendimento - Seg. a Sáb. 9h às 21h (11) 2626-9632

Curitiba

Curitiba

Consulte os horários dos ônibus aqui

Reduto de imigrantes italianos, poloneses, ucranianos, árabes, alemães e japoneses, Curitiba desfruta de um clima ameno na maior parte do ano, o que lhe dá o enorme prazer de ter 26 parques e 81 milhões de metros quadrados de área verde.

A miscelânea de culturas fez de Curitiba uma cidade bastante familiar, o que rendeu aos curitibanos a fama de pouco amigáveis. Contudo, basta conhecer um curitibano para saber que não é bem assim. Ao falarem de sua cidade, se enchem de orgulho e têm o prazer de mostrarem suas melhores atrações, algumas das quais vamos apresentar agora para você.

Passeios ao ar livre

Com tantas áreas verdes, não tem como pensar em onde sair em Curitiba sem imaginar logo os parques e praças, que são grandes atrações para quem gosta de viver ao ar livre. O Bosque do Papa, por exemplo, conta com o Memorial da Imigração Polonesa e uma reserva de mais de 300 araucárias intactas, preservando parte importante da mata atlântica.

Já o Parque Tanguá mostra a exuberância de um complexo de pedreiras desativado que foi aproveitado para proporcionar aos visitantes uma vista esplendorosa do mirante, além de contar com lagos, cascatas e um túnel que atravessa a rocha. Dentre as atrações ao ar livre mais bonitas da cidade está também a Unilivre (Universidade Livre do Meio Ambiente), que está encravada no meio do Bosque Zaninelli, também uma antiga pedreira que se transformou em local de preservação ambiental e estudos.

Os demais 23 parques que você não viu aqui, você pode conferir visitando a cidade e utilizando a Linha Turismo, um ônibus exclusivo que faz um circuito especial pelas principais atrações da cidade.

Gastronomia

Se você está pensando o que fazer em Curitiba à noite, a resposta é comer! A gastronomia curitibana é influenciada pela cultura dos imigrantes, sendo que a maior influência é dos italianos, bem representada pelos restaurantes do bairro Santa Felicidade. Em “Santa”, todos podem se deliciar com a famosa polenta com frango, com o macarrão italiano e os vinhos das colônias próximas.

Além dos restaurantes, é possível conhecer a culinária de outros países nas feiras gastronômicas da cidade, que acontecem durante a semana em vários bairros de Curitiba. A Feira da Praça da Ucrânia é uma das mais famosas, juntamente com a Feira do Largo da Ordem que acontece todos os domingos no Centro Histórico de Curitiba.

Cultura

Não é só de comida e parques que vive Curitiba. Para quem quer saber onde sair, na capital paranaense há diversos teatros, sendo que os mais importantes são o Teatro Guaíra e o Teatro da Universidade Positivo.

Shows musicais podem ser vistos em casas noturnas ou ainda na Pedreira Paulo Leminski, a céu aberto. E as atrações mais cômicas e diversificadas você pode assistir gratuitamente na Rua XV de Novembro, palco a céu aberto para muitos artistas de rua. E você ainda está pensando o que fazer em Curitiba?

De Curitiba para o litoral paranaense

Para quem visita Curitiba, é praticamente impossível não dar uma esticadinha até o litoral, sendo que uma das melhores maneiras de se fazer isso é num lindo passeio de trem pela Estrada da Graciosa, chegando a Morretes. Em Morretes você saboreia o delicioso barreado, expressão máxima da culinária paranaense, e também conhece o artesanato local, rico em detalhes e pedrarias.