Atendimento - Seg. a Sáb. 9h às 21h (11) 2626-9632

Joinville

Joinville

Consulte os horários dos ônibus aqui

Conhecida como "cidade das flores", Joinville se encontra ao norte de Santa Catarina, sendo o município mais populoso do estado e um dos mais visitados da região sul do Brasil. Colonizada por imigrantes alemães, noruegueses e suíços, a cidade possui vários aspectos culturais e arquitetônicos parecidos com o estilo europeu, além de ter uma beleza natural extensa e variada. Para ajudar o turista que planeja conhecer a região, listamos a seguir os principais pontos turísticos de Joinville e um pouco mais sobre a história de cada um deles.

Museu Nacional de Imigração e Colonização 

Criado em 1957, o museu funciona em uma antiga mansão construída por volta de 1870, com o objetivo de auxiliar na administração de Santa Catarina pelo Império. Além de ter exposições permanentes de objetos, móveis e documentos que datam do período da colonização do estado, o Museu Nacional de Imigração e Colonização também possui um galpão de tecnologia, no qual é possível conferir ferramentas e armas utilizadas pelos imigrantes há quase 200 anos, e um galpão de meios de transporte, com exemplares reais de carroças e viaturas de tração animal. 

Rua das Palmeiras 

Principal cartão postal de Joinville, a famosa Rua das Palmeiras é resultado de um projeto concebido pelo artista e paisagista local Juarez Machado. As imensas palmeiras que ornamentam a rua foram plantadas ainda no século XIX, em 1867, servindo para tornar o local ainda mais majestoso e encantador, ideal para se tirar fotos e guardar recordações da viagem. Localizada bem em frente ao Museu Nacional de Imigração e Colonização, os turistas que visitam qualquer um dos dois locais também podem aproveitar para conhecer o outro.

Estação da Memória 

Situada no bairro Anita Garibaldi, a Estação da Memória foi construída no início do século XX em estilo colonial alemão, e é um dos principais marcos do desenvolvimento e da formação de Joinville. Atualmente, o espaço funciona como um dos maiores centros culturais da região, com áreas de educação responsáveis por transmitir conhecimento sobre a história da cidade, e também com exposições de fotos e objetos antigos que pertenceram aos imigrantes que chegaram no município. Uma vez ao mês, o local ainda recebe feiras de artesanato e apresentações culturais desenvolvidas por grupos de dança da região.

Museu de Arte de Joinville (MAJ) 

Inaugurado em 1976, o Museu de Arte de Joinville conta com um acervo de mais de 750 obras de artistas locais e nacionais. Algumas obras permanecem expostas nos jardins do museu, permitindo que os visitantes tenham uma experiência ainda mais agradável enquanto apreciam os quadros. Além disso, o local também possui uma biblioteca especializada em artes para os visitantes que tiverem interesse. 

Localizado na Rua 15 de Novembro, o museu funciona de terça à domingo e possui a sua entrada totalmente gratuita para os turistas que desejam conhecer as suas obras.

Mirante de Joinville 

O Mirante da cidade se encontra no topo do Morro da Boa Vista, a cerca de 250 metros de altura. Dele, é possível ter uma vista privilegiada do município e de uma extensa área de preservação ambiental localizada em torno de Joinville. O local se encontra a aproximadamente meia hora da região central e de onde estão grande parte das opções de hotel e restaurante da cidade.