Atendimento - Seg. a Sáb. 9h às 21h (11) 2626-9632

Olinda

Olinda

Consulte os horários dos ônibus aqui

Uma das maiores cidades de Pernambuco, Olinda está localizada na região metropolitana de Recife, e é um dos poucos municípios brasileiros a terem sido reconhecidos como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO. Com mais de 500 anos desde a sua fundação, a cidade possui uma grande riqueza colonial e também se destaca pela sua população calorosa e amigável. Para o turista que planeja uma viagem à região, selecionamos os principais pontos turísticos de Olinda e informações valiosas sobre cada um deles.

Igreja da Sé 

Uma das igrejas mais antigas do Brasil, a Igreja da Sé começou a ser construída em 1537 e é um dos principais patrimônios históricos de Olinda. Desde a sua construção, a igreja precisou passar por várias reformas, mas ainda assim, ela mantém parte de sua formação original, incluindo os azulejos utilizados nas capelas, painéis e a estatuária do local. Desse modo, o turista que visita a cidade não pode perder a chance de conferir esse importante símbolo do Brasil colônia, construído há quase 500 anos.

Convento de São Francisco 

Primeiro convento franciscano a ser construído no Brasil, o local ficou pronto no final do século XVI e tem características marcantes do estilo barroco de arquitetura. Considerado um dos monumentos mais valiosos do Centro Histórico de Olinda, que é Patrimônio da Humanidade, o Convento de São Francisco também é um ótimo passeio para os visitantes que apreciam e desejam conhecer mais sobre a história e a formação da cidade.

Museu de Arte Contemporânea (MAC) 

O MAC de Olinda contém um acervo de mais de 4 mil obras de diferentes épocas e estilos. Funcionando de terça a domingo, o local reúne obras de grandes artistas nacionais e internacionais como Cândido Portinari, Eliseu Visconti, Di Cavalcanti e Adolph Gottielib. Além de suas obras, o edifício em que se encontra o museu também é objeto de apreciação dos turistas, pois sua construção data de meados do século XVIII e este é um dos prédios de Olinda que foi tombado pelo IPHAN como patrimônio nacional. 

Observatório Astronômico 

Construído no Alto da Sé, ainda durante o século XIX, o Observatório Astronômico de Olinda encontra-se em um local privilegiado e próprio para a realização de análises astrais. Além de servir como centro de estudos de astronomia, o lugar também já funcionou como observatório meteorológico entre as décadas de 20 e 60 do século XX. Atualmente, após ser formado e receber a instalação de uma cúpula e de novos telescópios, o local está aberto ao público de terça a domingo, sendo necessário agendar a visita para grupos maiores de dez pessoas.

Caixa D'Água 

Não muito distante da região central de Olinda e de onde estão as principais opções de hotel e restaurante da cidade, se encontra um monumento conhecido como Caixa D'Água. Construída na década de 30, ela é considerada um dos símbolos da arquitetura moderna do Brasil, tendo sido inspirada inclusive nos edifícios idealizados por Oscar Niemeyer. Há alguns anos, após passar por um período de obras, o local ganhou um elevador panorâmico que permite que os visitantes tenham uma visão privilegiada tanto de Olinda, como também de Recife, sendo assim um local interessante de se conhecer.