Atendimento - Seg. a Sáb. 9h às 21h (11) 2626-9632

Porto Alegre

Porto Alegre

Consulte os horários dos ônibus aqui

A cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, oferece uma lista de atividades diversas para o viajante, entre museus, teatros, parques, linhas turísticas e monumentos históricos. No centro do município, muito rico culturalmente, se encontram prédios antigos com arquitetura clássica e a maior parte dos pontos turísticos.

Nas zonas Sul e Leste, algumas áreas pouco urbanizadas e rurais apresentam uma bela paisagem para o viajante. Ao Oeste, se encontram as ilhas do Arquipélago de Porto Alegre, entre elas a Ilha da Pintada e a Ilha das Flores, tema do conhecido documentário de Jorge Furtado de mesmo nome.

Ao chegar de viagem, é recomendável ao turista iniciar sua visita pelo centro da cidade. A Andradas, historicamente conhecida como Rua da Praia, abriga prédios históricos como a Igreja Nossa Senhora das Dores e a Casa de Cultura Mário Quintana. O Mercado Público, localizado em frente ao restaurante Chalé da Praça 15, é o mais importante centro de lanchonetes do município.

Próximo ao Centro se localiza o arborizado bairro Bom Fim, que abrange o belo Parque Farroupilha, popularmente conhecido como Redenção. Aos sábados pela manhã, o parque abriga uma feira de alimentos orgânicos, e aos domingos é realizado o Brique, uma tradicional feira de artesanato. Junto ao Bom Fim está o bairro boêmio Cidade Baixa, que movimenta a vida noturna da capital diariamente. Na Zona Sul, alguns pontos do Guaíba são liberados para o banho, mais especificamente nos bairros Ipanema e Lami. O city tour Linha Turismo conta com viagens tanto pelo Centro quanto pela Zona Sul.

A rede hoteleira do município oferece opções interessantes. A região central envolve algumas redes de hotéis conceituadas, mas também inúmeras pousadas e hostels. No Centro, entre as avenidas Farrapos e Voluntários da Pátria, se têm em média um hotel por quadra, enquanto o Bom Fim oferece alguns hostels com foco em turistas. A locação de casas para temporada são comuns em bairros como Moinhos de Vento, Ipanema e Floresta.