Atendimento - Seg. a Sáb. 9h às 21h (11) 2626-9632

Porto Alegre

Porto Alegre

Consulte os horários dos ônibus aqui

Porto Alegre, capital mais ao sul do Brasil, foi fundada por casais portugueses de origem açoriana. Com as quatro estações do ano bem definidas, Porto Alegre tem invernos rigorosos, mas o verão, acredite, pode ser muito quente. Ponha na mala um poncho para o inverno e uma sandália para o verão e aproveite a viagem!

Feira do livro

A Feira do Livro de Porto Alegre acontece anualmente entre os meses de outubro e novembro na Praça da Alfândega, centro da capital. Além das dezenas de bancas repletas de livros, o público também conta com palestras, contação de histórias, cinema e exposições. Ao lado das bancas, há os famosos balaios, com preços mais amigáveis. Fique atento aos horários da feira: durante a semana ela não funciona pela manhã.

Museus de Arte

No centro há excelentes opções de museus de arte. O MARGS, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, conta com acervo permanente e exposições que se renovam. Quase ao seu lado, você encontra o Santander Cultural, que conta com cinema, exposições e um café, localizado dentro do antigo cofre do banco; ao entrar no café, observe a impressionante porta do cofre, que foi mantida.

Brique da Redenção

Domingo é dia de Brique e de chimarrão. Localizado na rua José Bonifácio, bairro Bonfim, o Brique é considerado Patrimônio Cultural do Estado. Na primeira parte ficam as bancas de artesanato; a elas seguem-se os expositores de artes plásticas e em seguida tem inicio o setor de antiguidades. O melhor horário para ir é pela manhã, por volta das 10h. O Brique fica ao lado do Parque Farroupilha, conhecido como Redenção.

Orla do Guaíba

Caminhar pela orla do Guaíba é outra programação tradicional. O dia ideal para caminhar, andar de bicicleta, skate, enfim, praticar esportes, é domingo, pois a rua fica fechada para os carros. Iniciando na Usina do Gasômetro e seguindo pela orla, você passa pelo estádio Beira Rio, do Sport Club Internacional e pode ir até o Museu Iberê Camargo. O caminho é longo, então se o fizer a pé, vá com uma roupa adequada para caminhada ou faça o trajeto de bicicleta. Baixe o aplicativo do Bike Poa e aproveite as ciclovias.

Fundação Iberê Camargo

A Fundação Iberê Camargo está sempre atualizando suas exposições. Com vista para o Guaíba, a sede da fundação foi inaugurada em 2008 e visa preservar o acervo do artista e promover a interação do público com a arte. Acesse o site para mais detalhes da programação.

Padre Chagas

Para tomar café da manhã, almoçar, fazer um happy hour ou jantar, a Padre Chagas é uma opção interessante. A rua fica em um bairro nobre da cidade, o Moinhos de Vento, e é repleta de cafés, pubs e restaurantes requintados. O roteiro não se restringe apenas à Padre Chagas; nas ruas adjacentes o turista encontra excelentes opções, como a confeitaria Barbarella Bakery ou o restaurante Vilaró.

Parcão

Pertinho da Padre Chagas, você encontra o Parque Moinhos de Vento, conhecido como Parcão. Localizado próximo ao hotel Sheraton e ao shopping Moinhos de Vento, o parque enche nos finais de tarde; após um dia de trabalho, os porto-alegrenses aproveitam para caminhar e descansar em meio à natureza.