Atendimento - Seg. a Sáb. 9h às 21h (11) 2626-9632

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Consulte os horários dos ônibus aqui

A Cidade Maravilhosa é o lugar mais visitado do Brasil por turistas – quase 1 milhão deles só no Carnaval. As atrações da nossa antiga capital são inúmeras e superlativas: Copacabana, Ipanema, Leblon, Gávea, Botafogo, Aterro do Flamengo, Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Jardim Botânico, Museu de Arte do Rio, Cinelândia, Barra da Tijuca… E, como se não bastasse o Maracanã em si, o Rio sediou a grande final da Copa do Mundo com a vitória da Alemanha sobre a Argentina.

Com tantas atrações, a pergunta não é quando ir, mas como! Como chegar ao Rio? Eis as opções, e alguns detalhes sobre elas.

Como chegar ao Rio de Janeiro de carro

Ir de carro ao Rio tem as mesmas vantagens e desvantagens de qualquer outro lugar: você pode usar o veículo para deslocamentos dentro da cidade, mas tem que se preocupar em como e onde estacioná-lo. Além disso, atenção: apesar de mais próxima a refinarias de petróleo, a gasolina no Rio é mais cara do que em São Paulo. As principais rotas de acesso são: BR-040 para quem vem de Belo Horizonte, a BR-116 (Via Dutra) para quem vem de São Paulo e a BR-101 para quem chega do Nordeste.

BH é a capital mais próxima do Rio (444 km), quase empatada com São Paulo (451 km), as duas seguidas por Vitória (533 km). Outras distâncias: de Brasília, 1.170 km; de Goiânia, 1.314 km; de Porto Alegre, 1.573 km; de Salvador são 1.670 km; e de Natal são longos 2.645 km.

Como chegar ao Rio de Janeiro de avião

O Rio tem dois aeroportos: Santos Dumont (no centro do Rio) e Galeão (bem longe). Na imensa maioria dos casos, você vai preferir pousar no primeiro. Ao contrário do que ocorre com São Paulo – onde os voos para Congonhas são quase sempre mais caros do que aqueles para Guarulhos – ao viajar para o Rio é perfeitamente comum que as passagens mais baratas sejam aquelas para o Santos Dumont. As corridas de táxi são mais baratas do que em outras capitais; especialmente se você estiver viajando em dupla ou com pequenos grupos, vale a pena rachar o táxi do aeroporto para o hotel e vice-versa.

Como chegar ao Rio de Janeiro de ônibus

São muitas as linhas que chegam ao Terminal Rodoviário Novo Rio. Alguns exemplos de ônibus para o Rio de Janeiro:

De BH, são 22 a 32 viagens por dia, da Cometa e da Útil, com saída das 8h30 às 23h59. As passagens mais baratas ficam pouco acima dos R$ 80. A viagem dura 7 horas.

De São Paulo partem de 77 a 138 ônibus por dia, da Expresso Brasileiro, Expresso Sul, Itapemirim, Kaissara e Viação 1001. Há passagens por menos de R$ 80. A viagem dura cerca de 6 horas.

O que é mais vantajoso?

A melhor resposta, claro, é “depende”. Como especificamente no Rio os táxis são baratos, pode sair mais em conta usá-los para os deslocamentos e ir de ônibus mesmo. Quem viajar de avião, principalmente via Galeão, deve se lembrar do custo extra do deslocamento a partir do aeroporto e para sair dele (quem não quiser usar o táxi pode ir de “frescão”, ônibus com ar-condicionado que vai para Zona Sul, Barra, Centro, etc.). Quem for de carro deve lembrar que abastecer no Rio sai caro, e que, em uma cidade com mais de 6 milhões de habitantes e outros tantos turistas, pode ser difícil achar lugar para estacionar.