Atendimento - Seg. a Sáb. 9h às 21h (11) 2626-9632

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Consulte os horários dos ônibus aqui

Que “o Rio de Janeiro continua lindo” e representa com toda pompa seu “país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza” todo mundo já sabe. E exatamente por isso, é um dos destinos favoritos dos turistas brasileiros ou dos estrangeiros que desembarcam por aqui.

Não é para menos: com orla que chega a 30 km de extensão, praias mundialmente famosas, tamborins chamando para o samba em quase todos os cantos e atrativos como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor (que literalmente recebe todos os visitantes “de braços abertos”), difícil não se encantar pela terrinha que inspirou Tom, Vinícius e companhia.

É o seu caso? Está de malas prontas para a Cidade Maravilhosa? Então dê uma olhadinha no nosso guia e descubra roteiros além dos habituais para explorar o território carioca. Acredite: há cenários incríveis e experiências extraordinárias que nem sempre aparecem nos cartões portais.

É noite? #partiu Lapa

É bem provável que você inclua uma visita aos Arcos da Lapa no roteiro. Principalmente se for “marinheiro de primeira viagem” no Rio. E vale a pena. Mas considere a possibilidade de fazer também um passeio noturno pela região.

Praieiro e radical durante o dia, o Rio de Janeiro guarda surpresas agradáveis e com clima de boemia à noite na Lapa. Do samba ao rock, passando por chorinho, MPB, sertanejo e toda uma variedade de discografias e ritmos, o bairro é democrático e perfeito para todos os gostos.

A regra vale para os bares e restaurantes, que concentram grande variedade de estilos e cardápios. A Lapa é, também, referência em programações culturais em espaços como o Circo Voador e a Fundição Progresso.

Rio Antigo: visite o passado

O chamado “Rio Antigo” também é um convite para charmosos passeios com requinte de viagem ao tempo. Antiga capital do Império e da República, o Rio de Janeiro mantém no Centro, pertinho da Lapa, um festival de belezas arquitetônicas com quase três séculos de história. Algumas, inclusive, abrigam museus e espaços culturais, como o Theatro Municipal e o Museu Nacional de Bela Artes.

Escadarias e arte: o Rio tem

Quem passar pela Lapa vindo de passeios pela linda Santa Teresa tem como parada obrigatória a Escadaria Selarón, obra do chileno Jorge Selarón iniciada no início dos anos 90 – logo que se mudou para o Rio e fixou residência próximo a degraus que levam ao convento de Santa Teresa.

Ao longo dos anos, o artista cobriu 215 degraus (distribuídos em 19 lances) com pedaços de espelho e azulejos. O resultado: um ponto de grande visitação, gratuita, mencionado em guias do mundo todo.

Gostou da iniciativa? Então dê um pulinho, também, na Escadaria Carmen Miranda – a 20 minutos de caminhada, no Bairro de Fátima – criada em 2013 pelo coletivo SerHurbano. A obra ganhou, também, uma figura de Grande Otelo.

“Ô, abre alas…”: escolas de samba já esquentam os tamborins nas quadras

Quem gosta de Carnaval e do brilho das escolas de samba não precisa esperar por fevereiro para aproveitar o clima de uma das maiores festas do mundo. A partir do meio do ano, as escolas de samba começam a se preparar para os desfiles e dão um gostinho do que pode ser visto na Sapucaí em suas sedes. Muitas, inclusive, saem às ruas para fazer ensaios técnicos bem semelhantes ao que será visto no sambódromo – sem as fantasias, que são guardadas a sete chaves, claro.

Busca adrenalina? Se for ao Rio, vai encontrar

Voo livre, trekking, escalada… Quem gosta de esportes radicais pode agregar turismo e adrenalina em formas diferentes de conhecer a Cidade Maravilhosa. Do alto, a opção é o voo livre, prática no qual o Rio de Janeiro se destaca e já é considerado, inclusive, referência mundial. Há ainda os saltos de asa-delta e parapente partindo da Pedra Bonita, com visões privilegiadas de Ipanema e da Barra da Tijuca, por exemplo. Tudo com acompanhamento de profissionais experientes.

Já para os fãs de escalada e trekking, as trilhas da Floresta da Tijuca, do Pão de Açúcar, do Corcovado e, claro, a Dois Irmãos, são convites irresistíveis e irrecusáveis. Há guias e serviços específicos para esse tipo de atividade, garantindo segurança, conforto e tranquilidade a quem topar o desafio.