Atendimento - Seg. a Sáb. 9h às 21h (11) 2626-9632

Santos

Santos

Para os turistas que planejam viajar para Santos, uma das principais cidades do litoral paulistano, mas ainda não sabem muito sobre a cidade, selecionamos logo abaixo um guia com as melhores dicas, incluindo informações sobre as praias e também um pouco mais sobre a gastronomia local.

Qual a melhor época para ir? 

Por ser uma cidade de praia, Santos se torna um dos principais destinos turísticos de São Paulo durante o verão, período no qual as temperaturas são quentes e ficam em torno dos 32ºC. Portanto, essa é a melhor época do ano para os turistas que querem curtir o sol e as praias. Nesse caso, a dica é levar roupas bem leves para conseguir aproveitar todas as atrações locais sem sofrer com o calor.

Dicas da gastronomia santista 

Como qualquer cidade do litoral, o principal da gastronomia de Santos são os pratos feitos com frutos do mar, que fazem grande sucesso entre os turistas. Um exemplo de prato típico é a famosa meca santista, na qual o peixe é grelhado e coberto com um molho feito com camarões. Como acompanhamento, ainda são servidos um risoto de pupunha e uma farofa de banana com bacon, que são o que completam o prato e dão o gosto perfeito ao peixe. 

Porém, os turistas que não gostam de frutos do mar não precisam se preocupar, pois a cidade também possui ótimos restaurantes italianos e churrascarias que valem a pena ser conferidos.

Saiba mais sobre as praias 

A orla de Santos possui uma extensão de quase 7 km que se divide entre as praias de José Menino, Boqueirão, Embaré, Aparecida, Gonzaga e Ponta da Praia. No geral, a maré costuma ser bastante tranquila, permitindo que os banhistas aproveitem o mar sem maiores preocupações. Além disso, as praias santistas são contornadas por um grande jardim que contém chuveiros, fontes e vários quiosques com lanches e bebidas para que as pessoas possam curtir o dia na praia de forma ainda mais confortável.

Conhecendo a cidade 

Tanto para os turistas que estão de carro como também para os que irão utilizar os meios de transporte públicos da cidade, uma dica interessante é pegar um mapa de Santos que são distribuídos em seis pontos diferentes, na rodoviária, na Praça das Bandeiras, na Praia do Boqueirão, na Estação de Trem do Valongo, no Orquidário e no Terminal de Passageiros do Porto, que são lugares em que existe um posto de informações ao turista. Tendo esse mapa em mãos, fica muito mais fácil de descobrir qual é o caminho até os principais pontos turísticos da cidade e quais são as melhores rotas para se chegar neles.

Alugar carro ou utilizar os transportes públicos? 

Por ser uma cidade com foco no turismo, os meios de transporte públicos de Santos estão em ótima condição e circulam em grande quantidade pela região para dar conta do fluxo de turistas e da população local. Porém, os turistas que priorizarem o conforto, podem optar pelo aluguel de um carro ou pela contratação de pacotes de turismo com alguma agência de viagem. Já em relação ao trânsito da cidade, o fluxo de carros costuma se intensificar a partir das 17:00, sendo indicado sair principalmente durante o dia e durante a tarde para evitar o problema.